O banquete dos abutres

A tragédia que aconteceu em Oruro, onde um adolescente perdeu a vida devido à imprudência de alguns torcedores e falhas na segurança consternou toda a Nação Corinthiana. Ninguém, em sã consciência, poderá eximir de culpa os seus responsáveis.
Lamentamos o ocorrido, mas nem por isso podemos admitir que haja uma condenação sumária ao Corinthians, sem a apuração devida dos fatos. Nem o clube nem a torcida como um todo podem ser responsabilizados pelo ato de um ou de alguns torcedores. Além disso, houve falha gritante da segurança do estádio, responsabilidade da CONMEBOL e do time mandante. 
As fotos e vídeos demonstram que inúmeros sinalizadores entraram no estádio e se houve revista na entrada, ela foi precária, pois não detetou tanta gente portando os sinalizadores. Por outro lado, levar sinalizadores de navio para o estádio é prova de total insanidade e irresponsabilidade.
Mas, nisso tudo, qual é a responsabilidade do Corinthians? Por que ele deve ser punido? Por que toda essa raiva de parte da imprensa e de torcedores de outros times, raiva que não foi manifestada quando fomos vítimas de agressões, inclusive que causaram morte de nossos torcedores? 
Toda a Nação Corinthiana lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os amigos e familiares do garoto morto e exige que o fato seja devidamente apurado e seus responsáveis punidos, não somente os que dispararam o artefato letal, mas os que falharam na segurança e na proteção aos torcedores.
Mas, lamentamentos igualmente, o fato de profissionais e órgãos da imprensa, bem como torcedores de outras torcidas, tal como abutres, estejam utilizando este episódio tão triste como carniça, para alimentar todo o seu ódio e seu anticorinthianismo.
Mas, até dá para entender o comportamento da abutraiada. Além de ser o time a ser batido, o Corinthians é o franco favorito desse torneio continental. E tanto os times adversários, seus torcedores e parte da imprensa sabem que, em condições normais é difícil vencer o Timão. Por isso, tudo fazem para minar as forças corinthianas, entre as quais a torcida é fundamental, e desestabilizar emocionalmente seus jogadores, torcedores e direção. Para isso, criaram tamanha comoção, visando influenciar na decisão da CONMEBOL, cobrando medidas e punições. O raciocínio foi esse: Se o responsável foi um torcedor, puna-se toda a torcida e, por tabela, favoreça os adversários.
Nesse processo patológico, apesar de certas lágrimas midiáticas de crocodilo, mais que o sentimento pela perda de uma vida, o foco central foi a desqualificação da torcida corinthiana, o ódio ao Corinthians e aos seus torcedores e um sentimento de vingança travestido de clamor por justiça.
E a CONMEBOL, cujo comportamento tem sido frouxo e omisso, aproveitou para limpar sua barra mais suja que pau de galinheiro, tratou de pegar o bonde e mostrar serviço para os abutres da mídia. E, mesmo sem os fatos estarem devidamente apurados, sem mesmo ouvir o Corinthians, num julgamento sumário, foi logo condenando e punindo. E decidiu que o Timão irá disputar os jogos da competição com portões fechados e não poderá levar torcedores para as partidas fora de casa. A punição abrangerá o tempo que o processo durar ou 60 dias.
Além disso, 12 corinthianos presos, foram indiciados por homicídio, embora ainda não haja provas conclusivas sobre quem seja o autor do disparo e os acusados neguem ter sido eles. 
Não podemos ser contra a punição dos culpados. Mas, apenas dos culpados e só depois de tudo devidamente apurado. Se poucos torcedores estão envolvidos, não tem sentido punir toda a torcida e se o Corinthians não era o mandante do jogo e o mandante é o responsável pela segurança do estádio, porque o punido foi o Corinthians e não o San Jose?
O Corinthians tem três dias para recorrer. Aguardemos o que vai fazer nosso Departamento Jurídico.
Mas, qualquer que seja o veredito final, nosso amor ao Corinthians continuará incondicional. pois sabemos que nosso time é muito maior que essa várzea da CONMEBOL.

Créditos e fontes de imagens
facebook.com/C0r1nth14n5 m1L gr4u
gritosdealerta.blogspot.com
fotolog.com/corinthians 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!