Corinthians X Botafogo (Ribeirão Preto)

Líder isolado no Campeonato Paulista, com 23 pontos, o Corinthians enfrentará o Botafogo, da cidade de Ribeirão Preto, neste sábado, às 16:30h, no estádio do Pacaembu. Nosso adversário tem apenas 6 pontos e ocupa o 18º lugar na tabela de classificação.
Ficha técnica - Corinthians X Botafogo (SP)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 25 de fevereiro de 2012 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Robério Pereira Pires
Assistentes: Reinaldo Rodrigues dos Santos e Claudson Lincoln Beggiato 
Assistentes Adicionais: Fábio de Jesus Volpato Mendes e Márcio Roberto Soares
Corinthians: Júlio César; Welder, Chicão, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas (Alex) e Cachito Ramírez; Willian e Adriano. Técnico: Tite
Botafogo (SP): Juninho; Alessandro, Marcos Aurélio, Marquinhos e Alex; Daniel Paulista, Leandro Carvalho, Léo Gonçalves e Camilo; André Dias e Fabinho. Técnico: Vagner Benazzi
O Corinthians tem uma série de problemas na equipe e deverá ir a campo com vários desfalques: Alessandro (dores musculares), Jorge Henrique (dores musculares), Danilo (dores nos tendões dos dois calcanhares), Liedson (poupado por desgaste), Emerson (pubalgia), Leandro Castán (problema na panturrilha esquerda) e Paulo André (artroscopia do joelho direito). Alex ainda é dúvida. O meia corre para se recuperar de uma pancada no joelho esquerdo para ter condições de ser escalado entre os titulares. Na manhã de 6ª feira ele não treinou e iniciou um trabalho para se recuperar da lesão. Apenas participou de uma breve palestra do Tite para os jogadores que devem ser titulares. Para o técnico, Alex está com possibilidade de ir para o jogo. "Vai fazer tratamento nesta sexta e sábado será avaliado. Se não tiver condições, aí vai o Douglas."
Com dois jogos por semana, Tite tem que saber administrar a situação do elenco, para não perder jogadores por grandes períodos. Explicando as ausências, ele afirmou que "o planejamento é manter a base, mas jogando quarta e sábado, é complicado. Tem de ficar atento quanto ao desgaste, se tomou alguma pancada, teve lesão..." E concluiu afirmando que não quer ficar poupando ninguém.
Assim, se Alex não tiver condições, Douglas irá para o jogo. Caso contrário será opção para o banco.  Não desejo nada de mal para o Alex, mas, pelo que ele não vem jogando, seria até melhor para o Corinthians que ele não se recuperasse para o jogo. Gostaria muito de ver o desempenho da dupla Douglas e Ramires. Adriano, muito perto do peso ideal e com mais confiança, será titular contra o Botafogo. Mas, para não se cansar, foi liberado pelo técnico de voltar para ajudar na marcação em jogadas de bola parada do adversário. Sua  única missão defensiva será acompanhar a saída de bola do rival até o meio campo. Com essa orientação, Tite visa  preservá-lo para as ações ofensivas, que são o pivô, o cabeceio e a finalização e evitar desgastá-lo nesse vai e volta. Que bom seria se ele tivesse esse mesmo cuidado com os joelhos do Liedson!
Com um time que se conhece bem e está entrosado, mesmo quando entra com os "reservas," só falta aumentar o número de gols nas partidas. Em apenas dois jogos, o Corinthians venceu pela diferença de dois gols, mantendo desempenho semelhante ao ano anterior, quando foi campão com vitórias magras e apertadas. Mas, se o ataque só vem fazendo para o gasto, temos a defesa menos vazada do futebol brasileiro, no Campeonato Estadual. O time, em 9 partidas só tomou 3 gols. A chegada do Maestro Douglas, um meia armador de qualidade, bem com  a recuperação do Adriano, aumentam as esperanças de termos um ataque mais efetivo, acabando de vez com as chuveiradas improdutivas na área.
No último treino tático, Tite realizou um trabalho de posicionamento da equipe, no tradicional apronto, onde os titulares vão a campo sem a equipe reserva e treinou bolas paradas. No treino de pênaltis, Adriano teve 70% de aproveitamento.
Tite não revelou quem será o comandante em campo. Para dividir a responsabilidade ele planeja dar a faixa para diferentes atletas. Para que que todos tenham responsabilidade ele vai fazer um rodizio de capitania. 
Apesar dos desfalques, tecnicamente somos muito superiores ao time do Botafogo. Minha expectativa, (ou seria um desejo?) é que superemos a diferença de dois gols. O jogo será em casa, com a nossa torcida e contra um time na zona de rebaixamento, que  luta pra não cair, que em 9 jogos só ganhou 2, perdeu 7, marcou apenas 6 gols e tomou 20. 
Temos condições de golear, desde que, após estar vencendo, o time não seja recuado e passe, apenas a administrar o resultado. Hoje é o dia de aumentar o saldo de gols, o que, na reta final do campeonato, poderá ser importante pra disputar o título em casa. 


Créditos e fontes de imagens
Arte GE.Net/gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
Djalma Vassão/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
Jornal Lance/twitter.com/@matheusbenato
Luiz Moura/Gazeta Press/esportes.terra.com.br
globoesporte.globo.com
corinthiansnaveia.com
fielpari.wordpress.com
lanceactivo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!