Vitória magra garante a liderança

Melhores momentos
Ficha técnica - Corinthians 1 x 0 Botafogo-SP
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 25 de fevereiro de 2012 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Renda: R$ 561.449,00
Público: 17.162 pagantes
Árbitro: Robério Pereira Pires
Assistentes: Reinaldo Rodrigues dos Santos e Cláudson Lincoln Beggiato
Assistentes Adicionais: Fabio de Jesus Volpato Mendes e Márcio Roberto Soares
Cartões Amarelos: Tiago Ulisses e Alex Barros (Botafogo-SP)
Gols: Corinthians: Adriano, aos três minutos do primeiro tempo.
Corinthians: Júlio César; Welder, Chicão, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Douglas), Alex e Cachito Ramírez (Edenílson); Willian (Gilsinho) e Adriano. Técnico: Tite
Botafogo-SP: Juninho; Alessandro, Marco Aurélio, Marquinhos e Alex; Gláuber, Leandro Carvalho (Tiago Ulisses), Léo Gonçalves e Camilo (Felipe); André Dias e Clebinho (Fabinho). Técnico: Vagner Benazzi

A festa começou logo na entrada. Ovacionado pela torcida e cercado pela molecada, Adriano mal conseguia se locomover em campo. E recebendo tamanha carga de energia, retribuiu o carinho logo nos momentos iniciais da partida e com aquilo que mais sabe fazer, gol.
Se a vitória foi magra o gol foi do Gordo. Três minutos foram suficientes para o Adriano mostrar que ainda tem muito gás pra queimar e pra tapar a boca dos abutres que já o consideravam liquidado para o futebol e carta fora do baralho.
Willian roubou uma bola no campo de ataque, passou para Ramírez, o peruano cruzou para Alex que errou o chute. A bola foi em direção à linha de fundo, e Adriano tocou para o gol. 
Infelizmente, depois do gol, o Corinthians tirou o pé e, passivo e esperando o tempo passar, pouco criou. Tal postura animou o Botafogo, que terminou a primeira etapa com o dobro de finalizações do time mandante. Com chutes de fora da área, o adversário acertou o alvo três vezes e obrigou Júlio César a trabalhar. Ao todo, o Botafogo chutou oito vezes a gol contra apenas quatro do Corinthians. A única chance do Timão foi numa cabeçada do Adriano, num cruzamento do Paulinho. E, ainda fomos para o intervalo com menor posse de bola que o adversário. (47% contra 53% do Botafogo-SP).
A nova dupla de meias, Alex e Ramires, não deu liga, errando muitos passes e nada criando. Nunca achei que iria dizer isso, mas Danilo fez falta no jogo. Com meias com características mais ofensivas, faltou alguém que armasse as jogadas pelo meio e os laterais pouco avançavam. Welder quando pegava a bola no campo de defesa empacava e, na zaga, Chicão parecia querer se livrar logo da gorduchinha e mandava chutão pra área. Se continuar assim, o Xerife vai acabar sendo contratado pra garoto propaganda das Duchas Corona. E, apesar de toda a dificuldade, Douglas continuava no banco.
Aos 18 minutos do 2º tempo saíram Willian e Ramírez para a entrada de Gilsinho e Edenílson. Na sua 1ª jogada, Gilsinho cruzou a bola para o Adriano, que só não marcou devido a boa defesa do goleiro Juninho. Logo a seguir, Alex cruzou para o Chicão que cabeceou tirando tinta da trave. Foi a única boa jogada do meia.
Somente aos 37 minutos da etapa final, Tite cedeu aos pedidos da torcida. Douglas entrou no lugar do Paulinho, que saiu do campo com dores. E, já nos acréscimos, numa jogada fácil, em que apenas deveria proteger a bola, Wallace arruma um escanteio, 
Se Tite aprovou a atuação de Adriano, o mesmo não ocorreu em relação à equipe. Ele reconheceu que faltou intensidade nas jogadas e precisão no passe. E, por incrível que pareça, afirmou que o gol no início prejudicou o time, além de atribuir ao desgaste a perda de qualidade e o mal desempenho diante de um time tecnicamente fraco. Aliás, se o time adversário não fosse tão ruim, poderíamos ter saído sem a vitória.
Concordo que a ausência de 6 jogadores pode ter interferido no entrosamento da equipe e que o desgaste físico decorrente de dois jogos semanais é um fator prejudicial. Mas, o que faltou foi um melhor desempenho dos meias na armação das jogadas, bem como  uma atuação mais ofensiva dos laterais, o nosso calcanhar de Aquiles. 
Se Adriano foi o melhor em campo, o nome do jogo, Alex foi o nosso ponto fraco. Aliás, não entendo tanta insistência do Tite com o meia, que até agora não justificou o alto investimento na sua contratação. E o mais estranho é que, sendo o pior homem em campo ainda vem fazer cobranças dos demais jogadores. 
Adriano, além de ser o autor do gol, quase ampliou o placar, sendo que quase todas as outras oportunidades de marcar passaram por ele. Mostrou boa evolução física e técnica, conseguiu atuar os 90 minutos e foi o melhor jogador em campo. Já o Alex, errou muitos passes e não conseguiu armar as jogadas.
Com a vitória, o Corinthians abriu vantagem na liderança do estadual, agora com 26 pontos. Mas, o Timão ainda não conseguiu empolgar e vem de resultados apertados. Das oito vitórias, seis foram apenas por um gol de diferença e, somente contra Guaratinguetá e Portuguesa, conseguiu vencer por dois gols.
Era um jogo pra golear. Adversário fraco, no Pacaembu e com a torcida apoiando. Mas, preferimos nos acomodar e a partida, só administrar. Valeu pelos 3 pontos e pela ressurreição do Adriano. No final, num lance bobo, o atabalhoado do Wallace ainda arruma um escanteio pro Botafogo. O Marquinhos não teria marcado essa bobeira. Alex ainda não estreou, mas o Tite deixou que continuasse errando até o fim. E o Douglas no banco. Se fosse exame escolar teríamos passado raspando. Nota: um cinquinho e olhe lá. Menção honrosa para o Adriano e recuperação para Welder e Alex.
Com mais três pontos, o Corinthians tem quatro pontos a mais que o vice-líder Guarani, que ainda vai jogar nesta rodada. Garantida a liderança isolada por mais uma rodada, o Timão enfrentará o Catanduvense na próxima 4ª feira, dia 29/02, às 22 horas, no Pacaembu.


Créditos e fontes de imagens

meutimao.com.br
domingossccp.blogspot.com
youtube.com/sportv.globo.com
Tom Dib/lancenet.com.br
Gazeta Press/esporte.ig.com.br
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
placar.abril.com.br
globoesporte.globo.com
Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com
domingossccp.blogspot.com
Júnior Lago/esporte.uol.com.br
meutimao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!