Mais três pontos no sufoco

Melhores momentos
Ficha Técnica – Ituano 0 x 1 Corinthians
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: 1º de fevereiro de 2012, quarta-feira 
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP) 
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Mauro André de Freitas (SP) 
Cartões Amarelos: Chapinha, Kleiton Domingues e Evando (Ituano); Vítor Júnior (Corinthians) 
Renda: R$ 517.530,00 
Público: 15.079 pagantes 
Gol: Paulinho, aos 32 minutos do 1º tempo 
Ituano: Roberto; Ânderson Salles, Thiago Gomes, Vítor Hugo e Gustavo Goiano; Alan Mota, Chapinha (Jéfferson Luís), Rodrigo Costa (Escobar) e Allan (Hugo); Kleyton Domingues e Evando. Técnico: Ruy Scarpino. 
Corinthians: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Edenílson) e Alex (Ramírez); Elton e Gilsinho (Vítor Junior). Técnico: Tite.



Voltamos de Itu com três pontos suados, num jogo em que fomos eficientes para vencer, mas com um futebol feio, sem brilho, sem empolgação, onde até os 30 minutos do 1º tempo fomos dominados pela equipe adversária. 

Gol do Paulinho
Num jogo em que pecávamos na marcação, em que a defesa bobeava, exigindo muito do goleiro Júlio César, o meio campo só acordou depois do belo gol do Paulinho, de voleio, num bom passe do Gilsinho. Mas, parece que Tite viu outro jogo. Ele achou o 1º tempo e o jogo muito bons, um espetáculo legal e agradável de assistir. 
Avaliação do jogo pelo Tite 

Ele não viu o meio campo inerte nos primeiros 30 minutos iniciais com a falta de criação dos meias com os laterais e nem a ineficiência de Ralf e Paulinho na marcação. Não viu, também, que com a falta de criação, Gilsinho e Élton eram obrigados a voltar e buscar o jogo no meio campo, o que Gilsinho conseguia fazer com facilidade, mas Élton, não tão ágil, fazia com dificuldades. 
E ignorou que só saímos com os três pontos da partida pela excelente e segura atuação do Júlio César, que como bem ressaltaram os repórteres da Rádio Coringão e o  Vessoni, foi o melhor jogador em campo. Aliás , o repórter do Lance, setorista do Corinthians, ao se referir ao nosso goleiro afirmou: "(...) foi o personagem do jogo com uma sequência de pequenas, médias e grandes intervenções (...) que segurou o resultado, (...) mostrando que o sistema defensivo, composto por zagueiros, laterais e volantes, não esteve bem," o que deu muita liberdade aos jogadores do Ituano.
Gilsinho fez uma boa estreia no Paulistão, movimentou-se bem, mostrou raça e habilidade. Como reserva, ainda apresentou um certo desentrosamento com os companheiros, mas foi decisivo, dando o passe para o gol de Paulinho e para o quase gol, perdido pelo Élton. Mas, para isso, Tite deu as devidas explicações. E, informou, que só agora vai começar a treinar finalizações. Está explicado porque tantos gols perdidos.
Explicações de Tite
Não gostei do jogo. Chicão abusou das chuveiradas. Se continuar assim, vai acabar sendo contratado para trabalhar nas duchas Corona. Na etapa final poderia ter sido dada uma chance pro Marquinho. No jogo de ontem o meio campo só acordou depois do gol do Paulinho. Até então levamos sufoco do Ituano. Só quando o Paulinho acordou, o jogo melhorou. Fábio Santos vem caindo de produção. Será que o nenê está chorando muito à noite? Alessandro e Danilo morrendo na etapa final. Qual é a novidade? Elton perdendo gol feito. Falta atenção e concentração nas finalizações, não somente dele. 
Tirar Gilsinho foi um erro, pois o Danilo já se arrastava em campo. Ramires e Edenílson deveriam ter entrado antes pra dar um novo gás. Durante e após o jogo, desabafei no twitter. Estou preocupada com o desempenho do time. Apostamos todas as fichas no Montillo e não reforçamos as posições carentes, as laterais e o meio campo. Pela esquerda ainda temos o Denner, que pode dar certo, mas, pela direita, estamos a pé. Que São Jorge nos ajude!
Menção honrosa ao Júlio César. Ele foi decisivo para o Timão vencer outra vez. Quando a equipe perdeu força na frente, o goleiro salvou lá atrás. Mas, quando o melhor jogador é o goleiro, é sinal que o time foi mal.
E antes que me chamem de corneteira, eu afirmo que por mais que eu me esforce, não conseguo me empolgar com o desempenho do time no campeonato. Vitórias suadas e sofridas diante de times tecnicamente muito inferiores é preocupante. Sei que é início de campeonato, que a pré temporada foi curta, mas, considero, que por isso, é hora de fazer valer a técnica e a experiência. Cometem erros primários nos fundamentos e alguns são frutos de desatenção e de falta de concentração. Se é normal neste início acabar o gás, porque demorar tanto para substituir e ainda tirar quem está bem na partida e não quem está se arrastando em campo? Porque tirar o Gilsinho e deixar o Danilo? E colocar o Ramires, que sempre entra com todo o gás, às vezes até com gás demais, já nos acréscimos? 
Importante ressaltar que a torcida fez a sua parte, lotou o estádio e apoiou o tempo todo. 
Apesar de mais uma vitória magra e do jogo feio, conseguimos os três pontos e uma gordura na fase classificatória.  
No próximo domingo, dia 05/02, o Corinthians recebe o Bragantino no Pacaembu. Jogando em casa e com a possível volta do ataque titular, espero um jogo menos sofrido e mais empolgante.

Créditos e fontes de imagens
esporte.uol.com.br
Miguel Shincariol/Agência Estado/esporte.uol.com.br
globo.com/youtube.com
Futura Press/esporte.ig.com.br
facebook.com/sovideoemhd1/youtube.com
TV Lance/lancenet.com.br
gazetaesportiva.net
gazetaesportiva.net
sportv.globo.com/globoesporte.globo.com
gazetaesportiva.net
luzagas.blog.uol.com.br
fielitapira.blogspot.com

Comentários

  1. Pra mim o maior pecado do Adenor foi ter colocado o Ramirez aos 42 do segundo tempo. Como diria um fã do restart, "muita falta de sacanagem". Com relação aos 1x0, eu não vou ficar chateado se formos campeões acumulando dezenas desses placares ou, quem sabe, com um eventual massacre de 2x0- num dia em que os nossos atacantes estiverem inspirados. (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  2. Múcio
    Eu gosto do Ramires e acho que ele deveria ter mais oportunidade. Parece que está pagando muito caro pela expulsão diante do Tolima. Precisa de uma sequência de jogo pra mostrar seu futebol e se firmar.
    O que me incomoda não e vencer por um gol, mas sim não saber usar a experiência e a superioridade técnica contra times desarranjados e fracos.

    ResponderExcluir
  3. Mas se ele tinha que pagar alguma coisa (e na minha opinião não tinha que pagar nada), acho que a conta já foi devidamente paga, visto que ele não fugiu da responsabilidade de bater aquele penalti decisivo contra o chiqueirense. E tem aquele gol que ele marcou frente ao Ceará e que nos recolocou na liderança do brasileirão do ano passado -um gol tão importante quanto o gol do Adriano. (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  4. O Roberto Carlos pipocou, o Ronaldo amarelou e a fatura veio pro Ramires. Concordo com você. Ele não deve nada. Isso me fez lembra da eliminação de 2010, quando o RC falhou, o Moacir tentou consertar, acabou fazendo pênalti e foi execrado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!