Valeu Corinthians !!! - Resposta imediata e na lata

A capa do Jornal O Lance, do Rio de Janeiro, demonstrando amadorismo, falta de seriedade, de ética e de profissionalismo, provocou o Sport Club Corinthians Paulista, num ato que seria natural se ficasse no campo da gozação entre as torcidas, mas que é inadmissível para um jornalismo sério e para um jornal por muitos, considerado top no cenário esportivo nacional.
Ignorando fatos e a real posição do Corinthians em relação ao jogador Dedé, do Vasco, o periódico carioca tratou a não vinda do mesmo para o Timão como uma derrota num campeonato importante.
A capa do Lance carioca, além de causar revolta da torcida corinthiana, que protestou muito nas redes sociais, mereceu uma resposta imediata no site oficial do Corinthians, que numa verdadeira aula de ética jornalística, questionou a publicação e enalteceu a Fiel Torcida.

Carta aberta aos jornalistas do Lance RJ

O jornal Lance, na capa da edição do Rio de Janeiro deste sábado, dia 26 de janeiro, tenta provocar o Corinthians com a manchete “Chupa, Corinthians!”, sobre a permanência do zagueiro Dedé no Vasco da Gama.

Antes de falar sobre o mau gosto e o desrespeito da manchete, importante lembrar:
- O Sport Club Corinthians Paulista não fez nenhuma proposta oficial pelo defensor do Vasco.
- Nenhum dirigente do clube paulista entrou em contato com cartolas cariocas sobre o tema.
Esclarecido isso, a inveja e o mau gosto:
Seria inimaginável há poucos anos que um jornal do Rio de Janeiro desse tamanha importância a um clube de outro estado, dado que a população carioca é basicamente torcedora dos times do Rio e tem interesse principal nestas agremiações.
Se o maior jornal esportivo carioca o faz hoje é devido às recentes conquistas do Corinthians, dentro e fora de campo. Afinal, a provocação (de absurdo mau gosto, vale lembrar) não se deu porque o Corinthians foi derrotado em campo.
Caros jornalistas do Lance RJ, o Corinthians não luta para ter a maior receita de bilheteria, o maior contrato de televisão, os maiores de patrocínio master e fornecimento de material esportivo, a maior audiência da TV aberta ou a contratação mais cara do Brasil.
O Corinthians luta para ter o melhor para o Corinthians, para os seus 30 milhões de torcedores. É com eles que nos importamos. Se alguma recente conquista importante, dentro ou fora de campo, ofendeu aos jornalistas do Lance RJ, nossas sinceras desculpas.
Entretanto, o Lance ofendeu, sim, os milhões de torcedores do Corinthians com a ação, já que nossos canais de comunicação receberam muitos avisos sobre o ocorrido deste sábado.
Pedimos a todos os torcedores que não levem a provocação a sério. Com uma pitada enorme de mau gosto e inveja, o periódico carioca cometeu um enorme ato falho que para nós já está superado.
Afinal, o Corinthians tem acordo com Ministério Público de não provocar nenhuma torcida, o cumpre e sabe a enorme responsabilidade que tem sobre o tema.
Além de usar de mau gosto para ofender a torcida do Corinthians, os jornalistas do Lance RJ esqueceram também que o jornal é parceiro comercial do Corinthians. De forma conjunta, lançamos bons produtos para atender ao nosso torcedor, como as camisas retrô, por exemplo.

Por fim, a capa carioca do Lance de hoje une mau gosto, inveja, desrespeito ao torcedor, ao parceiro comercial em um capítulo triste do “jornalismo” esportivo.

Depois dessa resposta, imediata e na lata, eu, como torcedora me senti de alma lavada e totalmente contemplada. Mas nem por isso deixo de lamentar o baixo nível da maioria da imprensa desportiva brasileira que, ao invés de buscar leitores e audiência, melhorando a qualidade de suas matérias, apela para o anti jornalismo com informações adulteradas pela ótica de pseudo jornalistas, mais torcedores que jornalistas, por chamadas bombásticas e que, muitas vezes, nada têm a ver com a matéria publicada e agora, com uma capa provocativa e desrespeitosa.

Para esses jornalistas covers um alerta:

Inveja, mágoa e rancor fazem mal à saúde física, pois todos os males do corpo decorrem de um espírito doente e desequilibrado. O Lance do Rio de Janeiro deveria mudar seu nome para Jornal dos Anticorinthianos, explicitando para seus leitores sua postura sectária e antidesportiva, que depõe contra a reputação de um jornal, que pretende ser top no cenário esportivo nacional. Sua diretoria, que aprovou a capa publicada, demonstra ser uma diretoria de torcedores anti corinthianos, além de ser totalmente desprovida de profissionalismo, conhecimento dos fatos, ética jornalística e bom senso, manifestando, através de seu comportamento, sintomas nítidos de inveja, recalque e rancor.
E infelizmente, notícias desrespeitosas, bem como adulteradas e ofensivas, são comuns, também em outros órgãos da nossa imprensa desportiva, majoritariamente tendenciosa.

Comentários

  1. Perfeito!! so corriga o ESPORTE CLUB...

    é SPORT......

    VAI COEINTHIANS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo alerta.
      Estava tão irritada que até escrevi errado.
      Já corrigi.

      Excluir
  2. "...provocou o Esporte Clube Corinthians Paulista"

    Sport Club Corinthians Paulista, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo alerta.
      Estava tão irritada que até escrevi errado.
      Já corrigi.
      Desculpe

      Excluir
  3. na verdade esse dede nao entende o que é corinthians pra ele por isso que ele nao quis vim para o corinthians.

    ResponderExcluir
  4. Boa madrugada, Maria Angélica. É aquilo que eu disse no face. Trata-se de profissionais que não estão agindo como jornalista e sim torcedores. Eu gostei da resposta da diretoria. Ao pedir desculpas pelas nossas conquistas recentes -dentro das quatro linhas e fora delas- ele mandou bem. Espero que esta seja a primeira reação. Que isto sirva de motivação para encarar jornalistas ou pseudos jornalistas que insiste em insinuar que estamos sendo sustentados pelo governo federal. Vai Corinthians. Múcio Rodolfo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!