EmpaTITEbilidade - Episódio 9 - Mais dois pontos perdidos

Melhores momentos
Com muita bagunçabilidade tática o Corinthians protagonizou o seu 9º episódio da série empaTITEbilidade. Com volante de zagueiro e zagueiro de centro avante, com meia de centro avante, lateral de armador e com um troca troca de posições jamais visto, parecia um jogo de peladeiros depois do churrasco de fim de semana. E diante de um adversário sem um mínimo de padrão de jogo, chegou até a levar sufoco nos contra ataques. 
No final do jogo, muita desculpabilidade para encobrir o vexame em pleno Pacaembu. Sim, porque empatar com o Náutico no Pacaembu é mais que um vexame, é um verdadeiro descalabro. Mas, descalabro maior é ouvir jogador declarar que o time jogou bem, mas a bola não quis entrar e que o Náutico é um time muito bom (Ibson) ou o técnico afirmar que "criar é sempre mais difícil quando se está em casa. É um processo que requer mais coordenação dos movimentos" (Tite).
Não dá para aceitar a desculpa dos desfalques, pois apenas o Léo fazia sua estreia como titular. Mas, mesmo sendo o melhor jogador do 1º tempo, foi substituído por Paulo Victor, que também entrou bem. No entanto, tinha jogador experiente que não acertava nada e continuou no time... errando tudo.
Diante do circo dos horrores que vimos hoje, fica difícil manter o otimismo e a confiança na conquista do hexacampeonato. E antes que me chamem de corneta, quero deixar claro que não estou subestimando a instituição Sport Club Corinthians Paulista, mas sim questionando a parcela de seus profissionais que ou por deficiência ou por displicência ou por outra razão qualquer não estão atuando com a grandeza requerida pelo Timão. Muitos, inclusive, já deram ao clube importante contribuição e títulos, mas não têm mais pernas nem fôlego para atuar em alto nível. Outros, ao contrário, nem deveriam fazer parte do elenco, tal o seu grau de incompetência e ineficiência. Mas, sempre são escalados, enquanto jovens promissores só entram, (quando entram), em roubada, com o time perdendo ou com o time remendado. Para não serem "queimados" esquentam o banco, ao invés de irem entrando aos poucos em partidas favoráveis e assim, se preparando quando o time precisar deles. E no comando do time, sempre a mesma tática manjada e as mesmas deficiências técnicas. Erros de passes, de finalizações, poucos cruzamentos e lançamentos certos e todo mundo marcando, num corre corre desenfreado. E assim, ficamos refém das qualidades individuais. Por isso, quando perdemos esses talentos individuais, por lesão ou suspensão, é o Deus nos acuda que vimos hoje, uma verdadeira bagunça tática e fraco desempenho, apesar do esforço de alguns. Resultado, o time leva sufoco até de um time medíocre como o lanterna do campeonato. Isso sem falar que, qualquer que seja o goleiro atuando, todos erram muito tiro de meta.
Ah! mas ganhamos a Libertadores e o Mundial... Sim ganhamos, vibramos e comemoramos muito. Mas, isso já passou e agora é outro momento. Se este ano vencemos o Paulista e a Recopa, não fomos brilhante. No Paulista fizemos apenas dois jogos bons, contra a Ponte Preta e o 1º contra o Santos. Na Recopa vencemos um adversário em queda livre. Na Copa do Brasil perdemos de um time de terceira divisão e no Brasileiro estamos patinando e oscilando, com 7 vitórias, 9 empates, 3 derrotas e perdendo muitos pontos em casa. Tais resultados evidenciam o fim de um ciclo, não só para muitos jogadores, alguns por prazo de validade vencidos e outros ainda deitados sobre os louros da Libertadores, mas também da comissão técnica que precisa ser energizada com sangue novo e com ideias mais criativas.
Necessitamos, com urgência, sair dessa mesmice em que nos encontramos, se quisermos salvar os dois campeonatos que disputamos. Sei que dificilmente teremos essas mudanças, pois a diretoria não tem coragem para tanto, além de dificuldades no mercado profissional. Mas, que haja pelo menos uma mudança de postura, que a diretoria pare de passar a mão na cabeça da comissão técnica, cobre dela mais empenho e melhor desempenho, que se oxigene o time com os mais novos que ainda não tiveram oportunidade ou pouco atuaram e mande esquentar banco quem não está rendendo.
Aos meus leitores, principalmente para aqueles que me chamam de corneteira, um esclarecimento.  Não escrevo para agradar ninguém, nem a mim mesmo, pois não é nada prazeroso criticar o time que tanto amo. Escrevo  sim para expressar o que penso. Como não sou cega e nem surda, escrevo sobre o que vejo em campo, os erros e os acertos. O fato de ser corinthiana não me obriga a elogiar um mau jogo. Por dever moral e compromisso com a realidade elogio quando joga bem, como elogiei no jogo com o Flamengo e critico quando joga mal, como no jogo com o Internacional e com o Náutico. Obviamente, não espero que todos concordem com minhas posições, mas sim que possamos discutir as divergências em alto nível. Assim como a cura de qualquer doença exige um diagnóstico preciso, sem escamotear suas causas, recuperar o bom desempenho e a pegada de um time que está se perdendo necessita admitir seus erros e diagnosticar suas falhas para poder corrigi-las.
Não consigo ser bem humorada depois de assistir um jogo como o deste domingo. Mas, minha amiga Évelin Fávero conseguiu quebrar um pouco meu mau humor com seu comentário no facebook, que faço questão de dividir com vocês:
"O time tem 6 atacantes no elenco (+ o chines do Rosemberg) e o treinador diz que falta atacante e utiliza beque como atacante. E hoje terminamos o jogo com Edenilson de volante foi para a lateral, Ralf de volante foi para a zaga, Alessandro de lateral foi para armador, Paulo André foi da zaga para centro-avante, Danilo foi de meia para 2º centro-avante, Romarinho foi de atacante para meia e o Sheik foi da churrasqueira pra geladeira buscar mais cervejas. Tá beleza."
Ficha Técnica - Corinthians 0 X 0 Náutico
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP) 
Data: 8 de setembro de 2013, domingo 
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR) 
Assistentes: Neuza Inês Back (SC) e Ivan Carlos Bohn (PR) 
Público: 22.712 pagantes
Renda: R$ 728.547,00 
Cartões Amarelos: Alessandro, Ralf (Corinthians), Elicarlos, Jones Carioca e Leandro Amaro (Náutico)
Corinthians: Danilo Fernandes; Alessandro, Gil, Paulo André e Igor; Ralf e Edenílson; Ibson, Danilo e Léo; Romarinho. Técnico: Tite
Náutico: Gideão; Auremir, Jean Rolt, Leandro Amaro e Dadá; Elicarlos, Derley, Helder e Tiago Real; Rogério e Jones Carioca. Técnico: Levi Gomes

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
globoesporte.globo.com
sportv.globo.com
Fernando Barzaghi/Gazeta Press/gazetaesportiva.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!