Portuguesa X Corinthians

Sem vencer nos últimos 6 jogos do campeonato, o Corinthians disputará a 24ª rodada do Brasileirão contra a Portuguesa, em Campo Grande, no estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, neste domingo às 16 horas. A Portuguesa vendeu o mando de campo para a cidade de Campo Grande, abrindo mão de disputar a partida no Canindé diante de sua torcida, em troca de dinheiro para abastecer sua conta bancária, algo inimaginável, antes do futebol business. Enquanto o Corinthians precisa voltar a vencer para quebrar o jejum de vitórias e de gols, a Portuguesa, que vem de duas vitórias, também precisa vencer para afastar de vez o fantasma do rebaixamento. Após os triunfos sobre Náutico e Internacional, a Portuguesa acumulou cinco vitórias nos últimos sete jogos.
Ficha Técnica - Portuguesa X Corinthians
Local: Estádio Morenão, em Campo Grande (MS)
Data: 29 de setembro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Portuguesa: Lauro; Corrêa, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Moisés, Bruno Henrique e Souza; Bérgson e Gilberto. Técnico: Alexandre Faganello
Corinthians: Cássio; Edenílson; Gil, Paulo André e Igor; Ralf e Ibson; Romarinho, Douglas e Emerson; Guerrero. Técnico: Tite
No Corinthians, além dos escalados, também foram relacionados o goleiro Júlio Cesar, o lateral Alessandro, os zagueiros Felipe e Cléber, os volantes Maldonado e Jocinei, o meia Danilo e os atacantes Alexandre Pato e Paulo Victor.
Tendo que lidar com contusões e desgaste físico dos jogadores, Tite não consegue repetir a mesma equipe em jogos seguidos, sendo obrigado à frequentes mudanças. Mas, mesmo tendo outras opções no elenco, insiste sempre com os mesmos jogadores. Até parece que alguns jogadores têm cadeira cativa no time, pois mesmo jogando mal são sempre lembrados. É o caso de Ibson e Maldonado, que se revesam no meio campo e no quesito fazer besteira e de Romarinho, que está mais para atleta do Corre Corinthians do que pra meia atacante. Não é possível que Jocinei possa ser pior que o Ibson e o Maldonado nem que Alexandre Pato e mesmo o garoto Paulo Victor estejam numa fase pior que a do Romarinho.
Danilo, desgastado, e Alessandro, voltando de lesão, ficam como opção de banco, bem como Pato, que apesar de ter feito muito mais gols que Romarinho e ter custado ao clube uma grana alta, dificilmente começa jogando.
Enquanto isso, Fábio Santos, os dois Guilhermes e o Renato Augusto continuam se recuperando de lesões, o Zizao continua café com leite e Matheuzinho e Léo verão o jogo pela televisão.
Na Portuguesa o desfalque começa pelo técnico Guto Ferreira, suspenso, e continua com as ausências do atacante Diogo, operado de apendicite, e do lateral direito Luiz Ricardo, suspenso. O auxiliar Alexandre Faganello ficará no banco, em comunicação constante com o chefe Guto Ferreira. A Portuguesa terá os retornos de Lauro e Gilberto, que não participaram da vitória sobre o Internacional por questões contratuais e de Valdomiro e Bruninho, que escaparam de punição pela confusão com a arbitragem na derrota para o Grêmio e estarão à disposição do técnico. Mas, além dos desfalques já citados, a Lusa também não poderá contar com Henrique, Diego Viana, Romão, Douglas e Muralha, lesionados, nem com William Arão, impedido de jogar por cláusula contratual.
Preocupado com a situação atual do Corinthians, no último treino Tite trabalhou o posicionamento ofensivo do time, com Romarinho pela esquerda, Emerson Sheik pela direita, Douglas na armação e Guerrero como homem de referência na área. Treinou também lançamentos e trabalhou finalizações. O treinador conversou muito com os titulares antes do início da atividade e orientou cobranças de escanteio e falta, com Douglas como destaque.
Incomodado com o jejum de gols, Tite apelou para a tecnologia esportiva do Corinthians, que reuniu em vídeo as oportunidades criadas pela equipe nas últimas sete partidas, quando houve apenas um gol, marcado contra e atribuído erroneamente a Alexandre Pato. O vídeo demonstrou que nesse período, o time teve 18 situações reais de gol, com apenas 30% de finalizações em direção ao gol, das 70 realizadas. Diante desse resultado, Tite cobrou dos jogadores maior precisão e declarou que treinos de finalização não têm faltado, mas o que falta é botar a bola na rede, problema que o time espera resolver no domingo, contra a Portuguesa. “O grau de precisão está baixo. Acentuamos o treinamento, mas não é só treinamento, depende também de concentração.”
Diante disso eu pergunto: Como manter a concentração se os atacantes têm que correr o campo todo para marcar e cobrir os laterais, se até o meia de criação e o centro avante voltam pra marcar? Se existe uma defasagem nas laterais, por que não tentar outro esquema de jogo? Se está difícil criar algo novo, aproveite a sugestão do blogueiro Willian Sena
Apesar das dificuldades e da má fase, a torcida faz jus ao nome Fiel. Apoia o tempo todo e não desanima. No desembarque do time em Campo Grande, ela estava lá no aeroporto para saudar os jogadores. Aproximadamente 200 pessoas compareceram ao local para receber a delegação, com bandeiras, bateria e até mesmo rojões. De acordo com a assessoria de imprensa do Corinthians, a intenção do elenco era passar pelo saguão para ter contato com os torcedores, mas, devido ao espaço limitado do local e ao número superior ao que era previsto de pessoas no momento da chegada do Timão, oficiais da polícia local pediram que jogadores e comissão técnica saíssem direto pela pista de pouso rumo ao hotel onde ficarão concentrados, frustrando os torcedores. Em busca de fotos e autógrafos, muitos tentaram acompanhar o elenco até o local onde o Corinthians está hospedado. Comerciantes posicionaram-se em frente ao hotel, vendendo bandeiras e camisas. Mais de dez mil ingressos já foram vendidos para a confronto deste fim de semana. A capacidade do Morenão é de 29 mil pessoas. Mesmo a mil quilômetros de São Paulo, o Timão terá a maioria da torcida no palco do confronto.
Saindo de uma temperatura de 11 graus e chegando ao local do jogo num calor de 34 graus, os jogadores ressentiram-se com a diferença de temperatura e o técnico já alertou que o calor vai interferir na velocidade e na intensidade do time. Portanto, diante de um resultado adverso, o vilão será o calor e não mais a altitude, o calendário, a viagem ou a grama sintética.
Acontece que o calor será o mesmo para os dois times e ambos saíram, igualmente, do frio para o calor. O jogo como um todo poderá perder qualidade, mas o calor, interferindo igualmente em todos, não poderá ser usado como desculpa, se o time não obtiver o resultado almejado.
Embora torcendo e vibrando muito pela vitória alvinegra, não vou fazer nenhum prognóstico. Ultimamente, minha bola de cristal está muito embaçada e tenho errado todas as previsões. As derrotas e o jejum de gols têm desafiado a lógica. Assim, limitar-me-ei a torcer, a vibrar e até mesmo a rezar, pedindo ao Padroeiro que entre em campo para nos ajudar e que nossos jogadores que hoje habitam o outro plano "incorporem" nas peças chaves do nosso elenco. Quem sabe o Doutor Sócrates não venha para sair um toque de calcanhar ou o Luizinho não venha inspirar alguém em campo para uma bela enfiada de bola nas redes. Sim, amigos leitores, a situação está tão crítica, que estamos necessitados de uma ajuda espiritual. Portanto, formemos uma corrente de vibrações positivas, emanando boas energias para nossos jogadores. E, para não atrair nada de mal, esforçar-me-ei para, antes e durante o jogo, não emanar nenhum pensamento negativo que possa baixar o padrão vibratório do nosso Timão.

Créditos e fontes de imagens
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
Rodrigo Faber/globoesporte.globo.com
esporte.uol.com.br
globoesporte.globo.com
Rodrigo Faber/globoesporte.globo.com
Rodrigo Faber/globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
twitter.com/@missotimao
Antonio carvalho do Nascimento/MAON

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!