O Corinthians perde seu futebol e a Fiel perde a paciência

Tudo indica que o Corinthians chegou ao fim de um ciclo e como tal, tudo está acabando, a começar pelo futebol que o time vem apresentando. Também estão no fim, ou até mesmo parece ter acabado, a vontade, a garra, a determinação e a concentração. E a capacidade de criar algo novo para substituir o manjado e repetitivo esquema tático. Só não acabaram as excelentes condições de trabalho, os altos salários e a disposição de alguns jogadores para os churrascos, as baladas e as badalações. 
Na realidade, apesar dos títulos do Paulistão e da Recopa, o time não foi bem em 2013 e seu futebol, desde o início do ano, está devendo e muito. No Brasileirão, a situação é preocupante. Com um desempenho oscilante, após 21 rodadas, ocupa o 6º lugar na tabela, empacado com 30 pontos, com 7 vitórias, 9 empates e 5 derrotas. Com 16 pontos atrás do líder, 5 distante do G4 e 6 da zona de rebaixamento, se não reagir rapidamente, não pega nem a vaga para a Copa Libertadores. 
Há 4 jogos sem vencer, não apresenta apenas maus resultados, mas um mau desempenho, tendo feito pouquíssimas boas partidas durante o ano. Diante desse quadro desalentador, acabou, também, a paciência da torcida que se cansou de ver em campo um time desorganizado, displicente e desconcentrado. Um time que, com raríssimas exceções, não tem mostrado qualidade, um time repetitivo nos erros, incapaz de sair da mesmice de um esquema tático manjado e facilmente anulado por técnicos de times de qualidade mediana e mesmo inferior.
O último jogo foi mais um espetáculo do circo de horrores. Até a sólida defesa tomou dois gols facilmente evitáveis. O 1º numa falha bisonha do Paulo André e o 2º num erro de posicionamento na área durante uma cobrança de escanteio. Também não dá para o Gil e o Ralf carregarem sozinhos a defesa.
Ofensivamente o time foi um desastre total. Douglas criou várias oportunidades, deu mobilidade ao time, mas os atacantes perderam até gol sem goleiro. Ataque, só se foi de nervos da torcida. Das 13 finalizações, 7 foram para fora, duas defendidas, 3 bloqueadas e apenas 1 gol. Muitos erros para quem tem o ataque mais caro do país. O que está faltando? Concentração, objetividade, calma ou treinamento? Ou tudo isso e algo mais?
No geral, somente Douglas, Gil e Ralf tiveram um bom desempenho, embora o volante tenha caído de rendimento ao ser improvisado de zagueiro. 
E sobrou para o Gil, um dos poucos que ainda tem crédito com a torcida, o papel de limpar a barra do time depois do vexame de domingo no Pacaembu. 
A má fase vem repercutindo na imprensa esportiva, que acusa o time de estar acomodado, afoito e intranquilo e que Tite perdeu a mão. E a torcida, após ter apoiado o time durante o jogo, ao final, cobrou futebol e gritou ter saudades de quando o Corinthians jogava com vontade.
Jogadores e técnico rebateram as críticas e presenciamos mais um festival de desculpas esfarrapadas, tipo a bola não está querendo entrar, o time foi remontado, perdemos jogadores, estamos em busca do equilíbrio, as lesões atrapalham, etc. 
Beleza! Agora a bola tem alma e livre arbítrio e como é voluntariosa, entra quando quer.
Sim, perdeu alguns jogadores e alguns estão fazendo falta. Mas, que planejamento é esse que libera jogadores de qualidade sem fazer uma reposição no mesmo nível, que contrata jogadores com prazo de validade vencido ou com histórico grave de lesão e depois reclama de contusões frequentes? E que comissão técnica é essa que no final de outubro ainda não encontrou o equilíbrio da equipe?
Apesar da má fase, a diretoria reconhece que o time precisa evoluir, mas descarta mudanças drásticas, pede calma e declara que vai reunir o elenco para ver o que poderá ser feito para melhorar o desempenho do time. Muito pouco diante da gravidade da situação, que exige providências urgentes. 
Chega de conversa fiada, de desculpas esfarrapadas, de tentar tapar o sol com a peneira. O Tite perdeu a mão, os jogadores perderam a vontade e a determinação, o time perdeu o padrão, a torcida perdeu a paciência e a diretoria está perdendo a razão. O barco está afundando e nada de concreto está sendo feito. O time não tem padrão de jogo, perde gol até sem goleiro, o técnico confessa não ter encontrado o equilíbrio, não consegue vencer nem o lanterna do campeonato, não consegue permanecer no G4 e se eu cobrar eu sou corneta?
POXA! 
QUE SAUDADE DE QUANDO O CORINTHIANS JOGAVA COM VONTADE!

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
facebook.com/loucoporticorinthians
Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians/globoesporte.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!