Queda livre?

Melhores momentos
Depois de animar a torcida e ameaçar engrenar no campeonato, vencendo o Flamengo por 4 a 0, o Corinthians perdeu 2 jogos, empatou com o lanterna e não marcou mais nenhum gol. Aquilo que pensávamos ser a retomada do padrão de jogo apresentado em 2012, não passou do voo da galinha e a partir daquela boa exibição, só decepção.
Contra o Botafogo no Maracanã, até que não começamos tão mal, mas logo o jogo equilibrou, o adversário cresceu e nos dominou totalmente. Se não fosse nossa zaga, muito segura e precisa, e o garoto Igor, teríamos perdido de goleada. E cabe lembrar que a zaga atuou sem proteção, pois, Maldonado, a quem coube substituir o Ralf, se escondeu no jogo, resultando num mal danado para o time e exigindo um esforço extra dos zagueiros.
Mas, além das vaciladas e da falta de fôlego do Alessandro e do 1º volante ausente, o maior problema do Corinthians foi o ataque. Danilo arrastando-se em campo, Romarinho correndo e marcando e Émerson, mostrando mais malandragem que futebol, preferiu tentar cavar um pênalti do que continuar uma jogada que poderia deixá-lo cara a cara com o goleiro. Tudo na frente do árbitro que o presenteou com mais um cartão. E, num corre corre sem objetividade, com jogadas individualistas, pouco ou nada produziu para o time.
Douglas tentou armar o jogo, mas quando dominava a bola não tinha pra quem passar. Perto dele só os marcadores do Botafogo enquanto os atacantes corinthianos estavam na área do Bota, ou marcando ou cobrindo lateral. Atacantes tendo que marcar e cobrir lateral nunca estão onde deveriam estar e o meia não tem pra quem passar a bola. Aí não dá né? Assim nem São Jorge consegue ajudar.
Se ontem alguns jogadores demonstraram mais disposição e vontade, isso não foi suficiente para superar a falta de organização tática de um time totalmente desarticulado e perdido em campo, sem liderança e sem comunicação entre os jogadores no gramado e que, pelo que jogou e pelo que deixou de jogar, construiu sua derrota.
Mas, o pior da história é que além da mesmice de sempre, de um esquema manjado, de nenhuma variação tática, de levar um nó tático atrás do outro, ainda temos que aturar justificativas e desculpas e ouvir que o time jogou bem, que merecia vencer e que Danilo foi bem e cumpriu o que o técnico determinou. Aí eu pergunto: Será que o Tite pirou ou mudaram as regras do futebol? Os jogadores, pelo menos no discurso, reconheceram que o Corinthians ficou devendo e que o time precisa melhorar.
Volto a afirmar o que já escrevi anteriormente. O time como um todo está numa fase ruim. Acabou um ciclo vitorioso e o time entrou em hibernação. Baixou a adrenalina, não existe mais ambição. Em campo, quebrou-se o encanto. A parte tática carece de renovação e os jogadores de motivação. Parece que como está não tem mais jeito e que se faz necessária uma renovação, talvez uma revolução. Novas peças, novo padrão de jogo, nova postura, uma atitude diferente, mais assertiva, mais propositiva. O atual elenco, diretoria e comissão técnica aceitarão esse novo desafio ou continuarão acomodados, deitados eternamente nos louros de 2011/2012?
Algo precisa ser feito e com urgência, se quisermos terminar o ano com algo a mais que a vaga para a Copa Sul Americana. Se o Corinthians já não mais almeja o hexacampeonato brasileiro e se contenta com a vaga para a Libertadores, se  não se mexer logo, até esta vai nos escapar. Estamos na 6ª posição, com 30 pontos, a 13 do líder Cruzeiro, a 8 da zona de rebaixamento e nos últimos jogos, de 9 pontos, só conquistamos 1. E sem ainda termos encontrado um padrão de jogo, (conforme declaração do técnico), além de estarmos sendo ultrapassados por adversários e vendo outros se aproximando.
Sei que o Corinthians já passou por fazes piores e, com 72 anos, vivenciei muitas delas. Na época do jejum a torcida cresceu e na queda para a Série B, abraçamos o time e nunca o abandonamos. Mas, não temos saudades desses maus momentos e sabemos que eles não podem se repetir, pois hoje a situação é muito mais favorável do que nos tempos das vacas magras. Hoje temos uma estrutura de 1º mundo, um CT super equipado, um elenco com jogadores qualificados, com ótimos salários e em dia e as melhores condições de trabalho do futebol brasileiro. Nessas condições, é inaceitável não conseguir vencer o Náutico em casa e apresentar o futebol que temos assistido. Isso indica que algo mais sério está acontecendo e que nós, torcedores que não temos acesso ao Bunker Joaquim Grava, uma fortaleza blindada no km 16 da Rodovia Aírton Senna, não conseguimos saber o que está ocorrendo. Mas, que a diretoria e a comissão técnica têm a obrigação de detectar e de corrigir.
Ficha Técnica - Botafogo 1 X 0 Corinthians
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21:50 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Público: 19.843 pagantes
Renda: R$ 806.700,00
Cartões amarelos: Seedorf e Lodeiro (Botafogo); Paulo André, Emerson e Felipe (Corinthians)
Gol: Hyuri, aos 44 minutos do segundo tempo
Botafogo: Renan; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Lucas Zen) e Renato; Rafael Marques, Seedorf e Lodeiro (Octávio); Elias (Hyuri). Técnico: Oswaldo de Oliveira
Corinthians: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Igor (Felipe); Maldonado e Edenílson; Danilo, Douglas e Romarinho (Alexandre Pato); Emerson (Paulo Victor). Técnico: Tite

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
globoesporte.globo.com
sportv.globo.com
sportv.globo.com
globoesporte.globo.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!