Amistoso 2014 - Atlético Paraná X Corinthians

O Corinthians enfrentará o Atlético Paraná no 1º jogo teste noturno da Arena da Baixada, uma das sedes de jogos da Copa do Mundo, na cidade de Curitiba. O jogo acontecerá nesta 4ª feira, dia 14/05, às 19:30 horas, com transmissão pelo canal SporTV.
Ainda em meio a obras, a Arena da Baixada terá seu primeiro grande evento-teste para acertar detalhes fundamentais ao funcionamento do estádio na Copa do Mundo de 2014.
Apesar de amistoso, o jogo tem seus riscos para a equipe paranaense, pois uma derrota poderá agravar o clima entre a torcida e o técnico Miguel Ángel Portugal, que vem sendo questionado após os últimos resultados no Campeonato Brasileiro, tornando a vitória uma questão de honra para os anfitriões. Por isso, o time, após ser derrotado pelo Internacional, está se esforçando nos treinamentos, visando sair-se bem contra o Timão e contra o Chapecoense, no final da semana.
No Corinthians, o jogo é encarado de maneira mais leve, pois a prioridade alvinegra é a inauguração de seu próprio estádio, em Itaquera, no domingo, em confronto com o Figueirense. Por isso, Mano Menezes vai mesclar bastante o time, observando jogadores que ainda não tiveram oportunidades, como o lateral Ferrugem e dando ritmo de jogo para aqueles que pouco atuaram.
Como o jogo está sendo tratado como um treino, a viagem foi programada para o dia do amistoso, não se alterando a programação do treino de terça. Na quinta feira, após o retorno a São Paulo, o Corinthians seguirá normalmente a sua preparação para o histórico 18 de maio de 2014. Por ser tratado como um treino, quase todo o time será mexido no intervalo. 
Ficha Técnica - Atlético-PR X Corinthians
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 14 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Atlético-PR: Weverton; Suéliton, Cléberson, Léo Pereira e Natanael; Otávio, Deivid, Paulinho Dias e Marcos Guilherme; Mosquito (Bruno Mendes) e Éderson; Técnico: Miguel Árgel Portugal
Corinthians: Walter; Ferrugem, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique, Elias e Petros; Renato Augusto e Jadson; Luciano; Técnico: Mano Menezes
Mano Menezes relacionou, também, o goleiro Danilo Fernandes, os laterais Guilherme Andrade e Guilherme Arana, os zagueiros Pedro Henrique e Wanderson, o volante Ralf, os meias Zé Paulo e Danilo e os atacantes Malcom e Paulinho.
O Atlético-PR poderá ter o desfalque do atacante Marcelo, que sentiu dores no tornozelo e foi substituído diante do Colorado. Se ficar de fora, Mosquito e Bruno Mendes serão as opções para a vaga. Cléo e Bady, novos contratados, devem ficar à disposição.
O Corinthians atuará com um mistão e iniciará o jogo com apenas três titulares. Vários jogadores, desgastados após o jogo de domingo, nem viajaram para Curitiba.
Com uma equipe bastante modificada, Mano pretende dar rodagem aos atletas pouco utilizados, manter o ritmo de algumas peças-chave do Timão e observar o comportamento de alguns jogadores.
"Vamos iniciar com uma formação diferente. Pretendo utilizar alguns jogadores que precisam entrar e jogar, dos quais ainda não temos parâmetros. É o caso do Ferrugem. Não tem sentido nenhum colocar alguém no amistoso e perder para o domingo, quando vamos jogar por três pontos", declarou Mano.
A grande novidade é a estreia do Elias, com o aval da CBF para participar do amistoso. Havia um temor do departamento jurídico do Timão em relação à utilização de Elias no jogo, ainda que fosse um amistoso, por conta de possíveis punições futuras, caso todos os trâmites em relação à saída do atleta do Sporting, de Portugal, para o clube do Parque São Jorge não estivessem finalizados. Com o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atleta, que ainda não pode disputar partidas oficiais por conta da janela internacional, será testado pelo técnico Mano Menezes.
No treino de terça-feira, no CT Joaquim Grava, Mano posicionou duas equipes para o coletivo no campo inteiro. A titular entrou em campo com Walter; Ferrugem, Gil, Felipe e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Petros, Renato Augusto e Jadson; Luciano. Os reservas trabalharam com Danilo Fernandes; Guilherme Andrade, Pedro Henrique, Wanderson e Guilherme Arana; Ralf, Ramírez, Zé Paulo e Danilo; Malcom e Paulinho.
Apesar do caráter amistoso da partida, o técnico não deu moleza aos jogadores. Parou o treino em diversos momentos para corrigir erros e dar dicas, principalmente em relação à marcação na saída de bola. Os laterais Fagner e Fábio Santos, o volante Jocinei e o atacante Paolo Guerrero permaneceram em outro campo, fazendo um trabalho específico mais leve.
Renato Augusto, escalado entre os titulares, será observado de perto pelo técnico, que quer mantê-lo o máximo possível em campo.
"Pretendo utilizá-lo como meia, que é o que o Renato Augusto é. Vou iniciar a partida com ele na equipe. Dentre os jogadores que estou levando, a minha intenção é que ele fique por mais tempo em campo do que todos os outros. Quero fazê-lo jogar 60 minutos, no mínimo, para que ganhe a condição que perdeu nas últimas semanas", afirmou Mano Menezes.
Pelo desempenho do Atlético-PR no Brasileirão, acredito que mesmo com o mistão, temos condições de vencê-lo. Apesar de atuar num esquema tático diferente, a entrada de Elias e a volta de Jadson qualificam o meio campo, setor deficitário no último jogo. Assim, espero e desejo, que além de servir de laboratório, o Timão vença na Arena da Baixada.

Créditos e fontes de imagens
globoesporte.globo.com
Divulgação/Atlético-PR/gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians/gazetaesportiva.net.
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
facebook.com/Corinthians AMOR Eterno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!