EmpaTITEbilidade - Episódio 13

Mais um empate no brasileirão, o 13º. Mais um empate sem gols, o 8º. Mais um empate contra um time que está mal no campeonato e que luta para não cair. E assim, no outrora Majestoso, apenas o Cássio mostrou-se nobre, enquanto o time, continuou exibindo um futebol pobre.
Não entendi o porquê de tanto mistério e de treino secreto. Pensei que viria alguma mudança e que veríamos em campo um time mais arrumado e articulado, jogando um futebol mais agressivo e ofensivo. Mas, novamente, Tite errou na mão, na escalação e na substituição. No discurso de início, tudo muito bonito, mas, na prática a teoria foi outra. Mas, outra não foi a tática. A escalação de três volantes para liberar os atacantes não passou de discurso vazio, os laterais viraram zagueiros, Danilo de meia teve uma atuação meia boca, não armou, não criou, não deu nenhuma assistência e quase na bola não tocou. Romarinho no corre corre de sempre, tendo que marcar e atacar perdeu o tempo da bola, a chance de gol e cansou. Saiu um atacante/volante e mesmo tendo no banco dois atacantes e um meia, entrou o inútil e atrapalhado do Ibson. Se não confia nos meninos, (Douglas Tanque e Paulo Victor), porque não colocou o Rodriguinho, que no jogo anterior, apesar de não ter feito gol, mudou a cara do time quando entrou? Aliás, pensei que ele fosse entrar quando saiu o Danilo e embora o Diego Macedo tenha dando outro gás para a equipe, ele poderia ter entrado no lugar do Alessandro, que já não consegue mais acompanhar ninguém e acabou o jogo como um 3º zagueiro.
No 1º tempo, jogando no 10 - 0 - 0, quase não tocamos na bola. Na etapa final, melhoramos com a entrada do Diego Macedo, que buscou mais o jogo e mostrou ser bom de cruzamento. Mas, com a substituição do Romarinho pelo Ibson, no momento em que o Corinthians estava indo para o ataque, perdemos muito ofensivamente, sem agregar nada à defesa.
Nosso ataque continua devendo e errando muito, perdendo gols imperdíveis. Com os atacantes mais preocupados em marcar e em cavar faltas e sem ninguém com habilidade nas bolas paradas, o gol está cada vez mais difícil de sair. E amargamos a vergonhosa marca de 3 gols em 11 jogos.
Para complicar mais um pouco, o árbitro inventou um pênalti para o São Paulo, aos 44 minutos do 2º tempo. Mas, Cássio defendeu, mandando a bola para escanteio, salvando o Corinthians da derrota e desviando o foco da análise do jogo. Podemos dizer que ele salvou o Corinthians e o Tite. Sua defesa foi tão grandiosa, que no final do jogo não se comentava as trapalhadas táticas e a retranca do empaTITE nem a entrada do Ibson e os gols perdidos pelo Émerson. 
Sua defesa do pênalti e o 4º pênalti seguido perdido pelo Rogério Ceni e sua cara de derrotado ao deixar o gramado, foi o assunto top da mídia e das redes sociais. E, merecidamente, foi eleito o melhor goleiro da rodada, além de ser considerado  pelos comentaristas esportivos, o melhor jogador do Corinthians. Muito bom para ele e para a sua carreira, mas, quando o melhor jogador de um time é o goleiro, é sinal que o time foi mal, que o setor ofensivo foi inoperante e que a defesa não conseguiu bloquear as finalizações antes da bola chegar no goleiro.
Com o empate, o Corinthians terminou a rodada na 11ª posição no campeonato, com 37 pontos, 8 vitórias, 13 empates, 7 derrotas, distante 11 pontos do último time do G4 e 5 pontos do 1º time da zona de rebaixamento. Faltando 10 rodadas para o término do campeonato, vê o G4 e a classificação para a Libertadores cada vez mais distante, restando-lhe apenas tentar recuperar-se para afastar de vez o fantasma do rebaixamento, algo inimaginável no início da temporada.
Indubitavelmente, um ciclo está encerrado. Tomara que a diretoria tenha olhos de ver e ouvidos de ouvir e faça a necessária reformulação do elenco e da comissão técnica. E que em 2014, possamos ter jogadores mais comprometidos e um técnico capaz de potencializar as qualidades individuais de cada um, adequando o esquema tático às características do elenco e não engessando o time num esquema criado na sua cabeça. E que entenda, que no futebol a regra é clara: vence o jogo quem fizer mais gols; e no campeonato de pontos corridos cada empate significa dois pontos perdidos.
Ficha Técnica - São Paulo 0 X 0 Corinthians
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP) 
Data: 13 de outubro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP) 
Assistentes: Danilo Ricardo Simon (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP) 
Cartões amarelos: Paulo Miranda, Jadson e Douglas (São Paulo). Diego Macedo (Corinthians) 
Público: 50.282 pagantes
Renda: R$ 596.307,00
São Paulo: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Edson Silva; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Reinaldo; Ademilson (Lucas Evangelista) e Aloísio (Welliton);Técnico: Muricy Ramalho
Corinthians: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson, Danilo (Diego Macedo) e Romarinho (Ibson); Émerson; Técnico: Tite

Créditos e fontes de imagens
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
esporte.uol.com.br
agênciacorinthians.com.br/facebook.com/Guilherme Torres Oficial
Eduardo Knapp-Folhapress.folha.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!