UFA! Vencemos

Melhores momentos
Comentários
Depois de quatro partidas sem vencer, 469 minutos sem fazer gol e de estar beirando a zona de rebaixamento do campeonato brasileiro, o Corinthians venceu o Criciúma por 1 a 0 e voltou a respirar no Brasileirão. Num jogo em que se faltou técnica e tática, não faltou vontade, tomando um sufoco no final, conseguiu voltar de Itu com os três pontos e com mais confiança.
Embora ainda bastante desorganizado taticamente e com jogadores falhando nos fundamentos, o time adiantou a marcação e foi pra cima até conseguir fazer o gol. Depois, cansou e administrou o perigoso resultado.
Gol do Pato
Não entendo porque Pato, um atacante de área tem que voltar pra marcar, cobrar faltas e escanteios, fazer cruzamentos, quando deveria estar na área para receber a bola e fazer gols. Quando Douglas encontrou o Pato na área numa cobrança de escanteio, saiu o gol. 
Também não entendo porque ele, com 8 gols, mesmo com menor número de jogos, pode ser reserva de Émerson (2 gols) e de Romarinho (1 gol). E, na tentativa de decifrar a charada, só encontro uma explicação. Estes dois voltam muito para marcar e cobrir as deficiências dos laterais. Por isso, fazem menos gol. E como Pato não tem tanto poder de marcação e o esquema tático prioriza a defesa, ele fica no banco. Mas, se os laterais não dão conta do recado, pelo menos do lado direito, temos o Diego Macedo, que ou fica no banco ou joga no meio. Outro enigma para ser decifrado.
Voltando ao jogo, mas ainda falando dos laterais, Diego Macedo, pelas suas características mais ofensivas,  poderia ter dado maior movimentação na transição da defesa para o ataque.
A entrada do Renato Augusto deu outro gás ao time. Mesmo sem ritmo de jogo, ajudou na criação e dinamizou o meio campo. 
Muito mais ofensivo do que nos jogos anteriores, o Corinthians finalizou 18 vezes, uma foi gol, 5 foram defendidas pelo goleiro adversário, 7 foram bloqueadas e 5 para fora. O Criciúma finalizou 12 vezes, duas foram defendidas, 6 foram bloqueadas e 4 para fora.
Embora mais ofensivo, o time teve dificuldades na transição da bola da defesa para o ataque, com os jogadores um tanto atrapalhados nas jogadas. Walter entrou bem no jogo, mostrou segurança e apesar da falta de ritmo de jogo, deu conta do recado.
Ralf e Guilherme tiveram boa atuação na marcação e ainda se arriscaram no ataque.
Se o jogo não foi brilhante, se no final levamos um sufoco e uns sustos, o importante foi o resultado e a confiança que a vitória proporcionou ao time, bem como o distanciamento da zona da degola. 
Com a vitória, o Corinthians ficou em 12º lugar na tabela de classificação, com 40 pontos, com 9 vitórias, 13 empates e 8 derrotas e distante 7 pontos do 1º colocado da zona de rebaixamento e 10 pontos do 4º colocado do G4.
Entrevistas de Tite
Jogadores, torcida e técnico sentiram-se aliviados com a vitória. depois de uma semana conturbada, em que seu cargo esteve em jogo, Tite admitiu que a vitória trouxe confiança, que em termos pessoais foi um alívio e foi mais importante pelos três pontos na tabela do que pelo desempenho apresentado pela equipe. Mas, enfatizou que "quando se vence, vence-se em conjunto. É o diretor, que sustenta o seu trabalho ou não, é a torcida, que passa o carinho durante o jogo, e a equipe, que está contente. A comissão técnica se vê pressionada por resultados, e o atleta tem a dimensão da coisa. É o conjunto da obra, mas claro que tem um cunho pessoal também.”
E por falar em torcida, não faltou apoio nem confiança. Os torcedores lotaram o estádio, apoiaram o tempo todo e vibraram muito com a vitória.
O grande susto e a grande perda da partida foi a contusão do Cássio. Mas, Walter entrou bem, mostrou segurança e passou confiança. Pelo bom desempenho, merece atuar contra o Grêmio na próxima quarta feira.
A boa notícia foi o retorno de Renato Augusto. Pelas suas qualidades na criação e nas finalizações deverá ajudar muito a equipe nos próximos jogos.
Diante dos próximos compromissos, na Copa do Brasil e no Brasileirão, esperamos que permaneça a vontade e o empenho manifestado em Itu e que o time se apresente mais organizado e menos afobado. E que os jogadores mantenham o pacto de jogar pela vitória, compromisso por eles assumido para a manutenção do treinador.
E que nós, torcedores, nos mantenhamos firmes na corrente positiva, vibrando, torcendo e apoiando, pois, se não gostamos do desempenho de alguns ou de muitos jogadores, é com eles que contamos e será com eles que esperamos terminar com um mínimo de dignidade a temporada de 2013. 
Ficha Técnica - Corinthians 1 X 0 Criciúma
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: 19 de outubro de 2013, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Paulo César Silva Faria (MT)
Cartões amarelos: Romarinho (Corinthians); Fábio Ferreira, João Vitor e Henik (Criciúma)
Gol: Alexandre Pato, aos 14 minutos do segundo tempo
Corinthians: Cássio (Walter); Alessandro (Renato Augusto), Paulo André, Gil e Fábio Santos (Igor); Ralf e Guilherme; Edenílson, Douglas e Romarinho; Alexandre Pato; Técnico: Tite
Criciúma: Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Henik, Ricardinho (Elton), João Vitor e Ivo (André Gava); Lins e Marcel (Douglas); Técnico: Argel Fucks

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
globoesporte.globo.com
sportv.globo.com/youtube.com
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
sportv.globo.com/youtube.com
Sergio Barzaghi/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com
gazetaesportiva.net
sportv.globo.com
Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com
gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
Sergio Barzaghi/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
blogdofacebook.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!