Voltando pro jogo

Melhores momentos
Depois de um mês sem vencer, em que o futebol entrou em recesso, finalmente conseguimos comemorar uma vitória e avançar na tabela de classificação. Depois da tamancada que levamos da Portuguesa, o time parece ter acordado e voltado da letargia. E se não fez um jogo brilhante, foi aplicado e jogou com muita vontade, entrando em campo mais concentrado, mais ligado e mais motivado. 
Mesmo com alguns desfalques, com uma zaga reserva e com uma defesa com jogadores que nunca atuaram juntos, não tomamos nenhum gol e ainda fizemos dois. E de escanteio, em boas cobranças do Émerson.
Tite inovou no esquema tático escalando 3 atacantes e com a volta de Guilherme, o meio campo ganhou muito em precisão. Mesmo sem ritmo de jogo e afastado por um mês e meio, fez muito mais em um jogo que seus substitutos em todo o período anterior. Foi, sem dúvida um diferencial do time. Melhor na marcação e na distribuição, ele fez crescer o meio campo alvinegro e superando a falta de ritmo, formou boa dupla com o cabeça de área Ralf, entendeu-se com o armador Danilo e contribuiu decisivamente na transição da defesa pro ataque. Aumentando o volume de jogo no meio-campo, sua volta deu mais segurança para que os três atacantes se movimentassem.
A mudança tática foi fundamental para voltar a vencer após oito jogos. Tite abriu mão do tradicional 4-2-3-1 e escalou o time com três atacantes: Paolo Guerrero centralizado, com Alexandre Pato e Emerson Sheik abertos pelas pontas. Danilo ficou responsável pela armação, com Ralf e Guilherme como volantes. Menos previsível, a equipe envolveu o Bahia e matou o jogo já no primeiro tempo.
Douglas, segundo o técnico, saiu por desgaste físico e foi uma recomendação do preparador físico Fábio Mahseredjian, que apontou a necessidade de um revezamento entre o camisa 10 e Danilo, para que nenhum dos dois tenha a própria situação comprometida.
Mas, a boa surpresa foi a estreia do Cléber, que formou a dupla de zaga com Felipe. Apesar da pouca idade, ele não sentiu o peso da camisa e seu bom desempenho foi premiado com a marcação do 2º gol do Timão. O 1º foi do Guerrero, numa cabeçada certeira, que nos fez lembrar o Mundial do Japão.
Em alguns momentos o jogo ficou muito pegado, com muitas faltas, algumas até violentas, muitos cartões e com os jogadores se estranhando. Por conta de uma entrada mais violenta, Émerson levou o 3º cartão e vai desfalcar o time na próxima rodada.
Com o resultado na mão, na etapa final, o Corinthians diminuiu o ímpeto e administrou o jogo. O estado do gramado prejudicou a troca de passes, a iluminação do estádio é péssima e os jogadores cansaram. Alguns até pediram substituição. Só não entendi porque com Jocinei no banco, Tite colocou Maldonado, que na 1ª bola quase entrega o jogo para o adversário. E só colocou o Jocinei nos minutos finais.
Mas, mais do que as modificações táticas, o grande diferencial da partida em relação aos jogos da fase crítica, foi a mudança de atitude, a postura da equipe. Parece que os jogadores estavam cozinhando o campeonato em banho maria, jogando de maneira displicente e desconcentrados, atuando burocraticamente, só para cumprirem tabela. A goleada que tomamos da Portuguesa, bem como a ameaça da troca de técnico, mexeu com os brios da bolerada e na conversa entre eles devem ter lavado toda a roupa suja e recobrado a união do grupo. O 1º passo foi dado, o time voltou a fazer gols, a vencer e parece ter retomado o entusiasmo perdido. Tomara que não seja um fogo de palha, um voo da galinha, mas uma alavanca para a retomada do futebol vencedor.
Com a vitória o Corinthians terminou a rodada em 9º lugar na tabela de classificação, com 34 pontos, 8 vitórias, 10 empates e 7 derrotas e distante 7 pontos do último time do G4 e do 1º colocado na zona de rebaixamento.
Comentários
Ficha Técnica - Corinthians 2 X 0 Bahia
Local: Estádio Romildão, em Mogi Mirim (SP)
Data: 2 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21:50 horas (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Público: 9.917 pagantes (total de 10.003)
Renda: R$ 223.758,00
Cartões amarelos: Emerson, Edenílson e Danilo (Corinthians); William Barbio, Lucas Fonseca, Feijão, Wallyson e Helder (Bahia)
Gols: Guerrero, aos 19, e Cléber, aos 40 minutos do primeiro tempo
Corinthians: Cássio; Edenílson, Felipe, Cléber e Alessandro; Ralf, Guilherme (Maldonado) e Danilo; Emerson (Romarinho), Guerrero (Jocinei) e Alexandre Pato. Técnico: Tite
Bahia: Marcelo Lomba; Mádson, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Helder e Marquinhos (Wangler); Wallyson (Obina), Fernandão e William Barbio (Rafael Miranda). Técnico: Cristóvão Borges

Créditos e fontes de imagens e vídeos
meutimao.com.br
globoesporte.globo.com
sportv.globo.com/youtube.com
globoesporte.globo.com
facebook.com/corinthians
Fernando Dantas/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
Fernando Dantas-Gazeta Press-gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
facebook.com/Brahma Timão
facebook.com/Web Rádio Coringão
globoesporte.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!