Grêmio X Corinthians

Pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians vai enfrentar o Grêmio, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, nesta 4ª feira, dia 16/10, às 21:50 horas. Em 11º lugar no campeonato, com 37 pontos, 8 vitórias, 13 empates e 7 derrotas, distante 11 pontos do último colocado do G4 e 5 pontos do 1º time da zona de rebaixamento, o Timão vai enfrentar o 3º colocado, com 49 pontos, 14 vitórias, 7 empates e 7 derrotas.
Em situações opostas no campeonato nacional, o Grêmio, ainda com esperança no título e brigando pela vaga direta na Libertadores, e o Corinthians brigando para se afastar da zona da degola, os dois times, que irão se reencontrar na próxima semana, na Copa do Brasil, vão dar o máximo em busca da vitória. O Corinthians, que tem o pior ataque do 2º turno e amarga um jejum de gols, busca neste jogo a retomada dos gols e da vitória no campeonato.
Ficha Técnica - Grêmio X Corinthians
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 16 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21:50 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Clóvis Amaral da Silva (PE)
Grêmio: Marcelo Grohe (Dida); Pará, Werley, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro, Elano, Maxi Rodríguez (Adriano) e Zé Roberto (Bressan); Barcos; Técnico: Renato Gaúcho
Corinthians: Cássio; Edenílson, Cléber, Gil e Igor; Ralf e Guilherme; Diego Macedo, Douglas e Romarinho; Émerson; Técnico: Tite
Com Riveros servindo à seleção do Paraguai, Vargas, convocado pelo Chile e Kleber suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Renato Gaúcho tem duas opções táticas para escalar o Grêmio. O time poderá atuar no 3-6-1 ou no 4-2-3-1. Na primeira opção, a equipe jogaria com três volantes (Adriano, Souza e Ramiro) e um articulador, que pode ser Elano, Maxi Rodríguez ou Zé Roberto, com Barcos isolado na frente.
A opção pelo 4-2-3-1 é bem provável. O esquema, utilizado na derrota para o Criciúma foi aprovado por Renato, pelas chances de gol criadas durante a partida, perdidas por desatenções defensivas. Neste caso, um volante e um zagueiro deixam a equipe (Adriano e Bressan são os mais cotados), e Elano, Maxi e Zé Roberto entram como titulares. O zagueiro Werley, que cumpriu suspensão no empate com o Fluminense, volta ao time.
No Corinthians, além dos jogadores escalados, também foram relacionados o goleiro Danilo Fernandes, o lateral Alessandro, o zagueiro Felipe, os volantes Ibson e Jocinei, os meias Danilo e Rodriguinho e os atacantes Paulo Victor e Douglas Tanque.
Paulo André e Fábio Santos estão fora por desgaste físico e pelo mesmo motivo, Alessandro e Danilo ficarão no banco. Entrarão no time, Cléber, Igor, Diego Macedo e Douglas. 
Os desfalques Paulo André e Fábio Santos, em recuperação física, serão substituídos por Cléber e Igor. Assim, Edenílson, Gil, Cléber e Igor formarão a muralha negra que, protegida pelo Ralf pitbull, deverá bloquear as bolas do ataque gaúcho
Diego Macedo, lateral direito, vai atuar como um meia pela direita, ao lado de Douglas, responsável pela armação, Romarinho aberto pela esquerda e Emerson avançado como centroavante.
Tite justificou as modificações realizadas em função do desgaste dos jogadores e das contusões e reclamou do excesso de jogos. Para o técnico, esse desgaste fez a equipe cair de rendimento e ocupar posição apenas intermediária na tabela do Brasileiro. Por essa razão, agora ele coloca sangue novo para dar fôlego ao time. As mudanças não são questão de escolha e sim de necessidade. "Em função de 60 e tantos jogos, a equipe perde muito. Perde condição física, técnica, recuperação, energia... Interfere muito".
Tite assegurou que as mudanças não foram feitas com pensamento no jogo do próximo dia 23, contra o mesmo Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil. A decisão da vaga no mata-mata só começará a ser trabalhada a partir da próxima segunda-feira, após o jogo contra o Criciúma, sábado, em Itu.
Com as mudanças, Tite busca a rapidez na chegada ao ataque. “A ideia é uma transição rápida, com jogadores rápidos com a bola no pé. É isso mesmo. Não adianta eu ficar enrolando na resposta, porque é essa a característica dos jogadores que estão escalados”
Prevendo problemas de entrosamento, em decorrência das modificações no time, no último treino, Tite deu ênfase ao trabalho de posicionamento, tanto com a bola rolando quanto nas jogadas de bola parada.
Embora por objetivos diferentes, os dois times têm necessidade da vitória. O Grêmio, para continuar na briga pelo título, ou, pelo menos para a classificação direta para a Libertadores. O Corinthians, para o reencontro com a vitória e para fugir do sufoco nas últimas rodadas. Além disso, o jogo é uma prévia para a decisão de quem continua vivo na Copa do Brasil.
A previsão é de um jogo equilibrado, disputado, pegado. E mais movimentado. Douglas e Diego Macedo deverão dar conta da armação. Com uma bola precisa ou com um cruzamento. O preocupante é os atacantes acertarem as finalizações, o que não vem ocorrendo nos últimos jogos. 
Mais do que nunca "nesta noite teremos que vencer". Pela dignidade da Nação Corinthiana. Pelo respeito à camisa do Corinthians.

Créditos e fontes de imagens
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
gazetaesportiva.net
esporte.uol.com.br
gazetaesportiva.net
epidemiacorinthianaoficial.com.br
facebook.com/corinthians/Zagueiro Gil
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
republicapopulardocorinthians.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!