Adeus Adriano

Apesar de ter, no passado, admirado o futebol do Adriano e até acompanhar a Inter de Milão para vê-lo jogar, não desejei sua vinda para o Corinthians. Pela má fase em que se encontrava e pelos problemas extra campo que criava, sabia que sua contratação era a crônica de uma tragédia anunciada e que, só por um milagre, daria certo. Como milagres não existem, deu no que deu.
Com a contratação efetivada, embora temerosa, não restou outra alternativa, a não ser torcer e vibrar para que tudo desse certo e que eu estivesse enganada. Até fiz um post sobre isso: Um Imperador na República Popular do Corinthians? publicado em 25/03/2011, onde lamento a perda do seu futebol, questiono sua capacidade de superação e integração no elenco e pegunto se estaria chegando mais um louco pro bando ou um pacote de problemas. Mas, diante do fato consumado, pedi um voto de confiança e o apoio da Fiel, desejei-lhe a recuperação da auto estima e do seu futebol e chamei a atenção para a responsabilidade que é jogar no Corinthians.
Quase um mês depois, em 21/04/2011, fiz outro post, Força Adriano, lamentando sua contusão e necessidade de cirurgia, solidarizando-me com sua dor, desejando-lhe plena recuperação e manifestando-lhe esperança e confiança num retorno vitorioso.
O Corinthians deu todas as condições para o Adriano se recuperar, tanto na área médica como nas áreas técnica e humana. Mas, infelizmente, o maior problema do Adriano é o próprio Adriano, que não deu a si próprio a chance de recuperação. Se o clube fez tudo o que poderia ter feito, o jogador não fez a sua parte. Não seguiu as recomendações dos profissionais, teve problemas disciplinares, relaxou e não se empenhou devidamente, envolveu-se em problemas extra campo e não aproveitou as oportunidades que lhe foram dadas. Apesar de boa praça e querido pelos companheiros, pisou na bola e acabou rescindindo seu contrato com o Clube, oficialmente, em comum acordo entre as partes. Algo de muito grave deve ter ocorrido para em menos de 24 horas ter sido banido do time e da concentração do jogo do Campeonato Paulista e de ter sido cortado da delegação que foi para o México.
Coincidentemente, ou não, a saída do Luxemburgo abriu caminho para seu time do coração e não será surpresa se ele voltar para o Flamengo. Assim, paradoxalmente, tudo que o Corinthians gastou com ele em salário, tratamento e hospedagem foi feito em benefício de um adversário. Acho que seu amigo e padrinho Ronaldo Nazário, que tudo fez para colocá-lo no Corinthians, deveria pagar um indenização para o clube.
Não é hora de dizer, eu sabia que não ia dar certo nem de chorar pelo leite derramado. Quem faz uma aposta de alto risco, sabe que pode ficar no prejuízo. E, como no Corinthians, o mais bobo tira a meia sem tirar o sapato, ninguém pode alegar que foi enganado. Pessoalmente, só me resta lamentar a falta de visão dos nossos dirigentes e técnicos e os prejuízos para o Corinthians. E, lamentar, também pelo ser humano Adriano não ter sido capaz de aproveitar a oportunidade de reencontrar seu bom futebol e de reencontrar-se consigo mesmo. Não lhe guardo nenhum rancor e vou continuar vibrando e orando pelo seu amadurecimento e pela recuperação, ou aquisição da sua auto estima. Concordo com a afirmação do Mestre Jesus de que o ser humano é mais frágil do que maldoso. Adriano, com seus 100 kg é, psicológica e emocionalmente, mais frágil que uma porcelana fina e mais leve que uma pluma. Necessita de ajuda médica, não de um ortopedista, mas, de um psiquiatra, e de ajuda espiritual. 
E o Corinthians nisso tudo, como fica?
O Corinthians é maior do que qualquer jogador, dirigente, técnico ou outro profissional que nele atua, atuou ou venha atuar. Só desejo que eles saibam tirar as devidas lições desse episódio e que aprendam com os erros cometidos. Os jogadores e os demais profissionais passam, mas o Corinthians permanece, porque ele é maior que isso tudo e saberá assimilar essa desgastante experiência.



Créditos e fontes de imagens
globoesporte. globo.com
gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
Carlos Augusto Ferrari/globoesporte.globo.com
corinthians.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!