Misto frio no Pacaembu gelado

Melhores momentos
A noite foi gelada, o misto frio e o jogo morno. Até os jogadores admitiram que o jogo não foi dos melhores e que o Corinthians, apesar da vitória, ficou devendo e muito. No 1º tempo dava a impressão de que o time tinha sido formado através de um catadão de solteiros X casados. Time confuso em campo, jogadores desentrosados, sem criatividade, abuso de chutões e bolas rifadas, passes errados, cruzamentos pra ninguém e gols perdidos. Com uma atuação feia, improdutiva e sonolenta, chegamos, inclusive, a levar alguns sustos. Um futebol inadmissível para um time com jogadores tecnicamente muito superiores ao time adversário. Tite reconheceu o mau desempenho, mas, passando a mão na cabeça dos jogadores, culpou a falta de entrosamento pelos problemas apresentados. 
O 1º tempo foi tão ruim, que após o intervalo, Tite nem esperou os tradicionais 15 minutos pra mexer no time. Já foi logo trocando o Gilsinho pelo Edenilson e adiantando o Ramires. A troca proporcionou maior velocidade e força no meio campo, melhorando a criação, infelizmente não aproveitada pelo ataque. Tudo indica que se o Liedson não desencantar e não for contratado outro centro avante, vamos continuar dependendo de gols dos volantes.
Gol do Ramon
Logo no primeiro minuto da etapa final, o lateral Ramon disparou pelo lado esquerdo, passou por três marcadores e chutou forte, acertando o canto de Gilson. Um golaço.
A partir daí, apesar das mudanças no meio campo ter melhorado o desempenho do time, todas as chances de gol foram desperdiçadas. 
Émerson - drible
Émerson, mais uma vez, demonstrou raça e vontade e que não pode ficar fora do time. Ramon, apesar das limitações, jogou com muita garra, mostrando que está brigando por uma vaga no time titular. Welder e William entraram ligados,  movimentaram-se bem e criaram mais oportunidades no ataque, mas que foram desperdiçadas por falta de pontaria. Ramires, depois que voltou pra sua posição original foi bem mais efetivo.
Tite - Douglas
Mas, nem todos aproveitaram a oportunidade. Élton ainda está patinando como centro avante e parece que o manto sagrado pesa toneladas em seus ombros. Gilsinho foi outro que desperdiçou sua oportunidade. Parece que a bola queima nos pés, se atrapalham sozinhos, caem, trombam e erram passes e finalizações. No entanto, o que mais surpreendeu foi a má performance do Douglas. Sua atuação foi muito aquém da sua capacidade, já comprovada no Corinthians e no Grêmio. Ainda nitidamente fora de forma e com pouca mobilidade, parecia desmotivado e desligado do jogo. Pouco criou e acabou sendo substituído pelo William. Eu que tanto torci pela sua volta, já estou perdendo a paciência. Será que, também, vai ser preciso interná-lo no SPA do CT para ele entrar em forma? Vou trocar o bordão "Um instante Maestro!" por "Acorda Maestro!"
Cássio, o estreante da noite, no 1º tempo foi pouco acionado e só veio a trabalhar pra valer no final da partida. Apesar de pouco exigido, mostrou segurança na saída de bola e fez boas defesas. Deixou muito boa impressão com duas defesas consecutivas no último lance do jogo, garantindo o resultado e a vitória do Timão. No entanto, ainda precisa ser testado diante de uma equipe cujo ataque ofereça maior perigo.
Alessandro, que retornou ao time após ficar afastado por 7 partidas, devido a uma lesão na coxa esquerda, voltou a sentir dores e pode desfalcar o time por mais um período. Ao dar uma arrancada, voltou a sentir dor no local e precisou ser substituído pelo Welder.
Resumo e comentários
O frio, o fraco adversário e a ausência de 8 titulares parecem ter desmotivado os torcedores e o jogo teve um público de apenas 7531 pessoas. Mas, os que lá estiverem, não deixaram de cantar e apoiar o time, embora devam ter saído decepcionados com o baixo rendimento da equipe, com o jogo feio e com a falta de empenho e de vontade de alguns. 
Com 55,71% de posse de bola, dos 55 lançamentos, apenas 14 certos e 41 errados; dos 23 cruzamentos, 7 certos e 16 errados e das 15 finalizações, 3 certas e 12 erradas. Isto diante de um time que não ofereceu grandes perigos nem mostrou qualidade técnica. Com a mudança tática promovida na etapa final, melhorou a criação, mas isso não se traduziu no resultado e se não fosse o gol resultante do oportunismo e habilidade do Ramon, teríamos amargado mais um empate. A falta de ritmo de jogo e de entrosamento pode ter interferido, mas não ao ponto de justificar tantos erros de fundamentos. Não sei se é só falta de intensidade na treinabilidade, de concentração, de empenho ou de entrosamento ou se é tudo isso junto e misturado. Mas, tenho certeza que é vergonhoso penar pra ganhar de times com tão pouca qualidade.
 
Ficha técnica - Corinthians 1 X 0 XV de Piracicaba
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 28 de março de 2012, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Renda: R$ 197.125,50 
Público: 6.960 pagantes/7.531 no total 
Árbitro: Welton Orlando Wohnrath
Assistentes: Osny Antonio Silveira e Fabrício Porfirio de Moura
Assistentes Adicionais: Marcio Henrique de Gois e Sérgio da Rocha Gomes
Cartões Amarelos: Elton e Ramon (Corinthians); Edu Silva e Gláuber (XV de Piracicaba)
Gol: Corinthians: Ramon, no primeiro minuto do segundo tempo. 
Corinthians: Cássio; Alessandro (Welder), Marquinhos, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Cachito Ramírez e Douglas (Willian); Gilsinho (Edenílson),  Elton Emerson. Técnico: Tite 
XV de Piracicaba: Gilson, Vinicius Bovi, Gláuber, Rafael Santos e Edu Silva; Adilson Goiano (André Cunha), Diego Borges, Diguinho (Cafu) e Ricardinho; Paulinho (Tiago Luís) e Adilson. Técnico: Estevam Soares

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
globoesporte.globo.com
sportv.globo.com
Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com
Eduardo Viana/lancenet.com.br
sportv.globo.com
TV Lance/lancenet.com.br
globoesporte.globo.com
TV Lance/lancenet.com.br
Sergio Barzaghi/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
casasvenda.net
domingossccp.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!