Corinthians X Palmeiras

No encontro entre a melhor defesa (Corinthians) e o melhor ataque (Palmeiras) do campeonato, o Timão luta pela retomada da liderança e para quebrar a invencibilidade do adversário. O Palmeiras aparece na primeira colocação do Estadual, com 32 pontos, um a mais que o Corinthians, que ocupa o terceiro lugar, já que leva desvantagem nos critérios de desempate em relação ao São Paulo, e não perde há 22 partidas, incluindo compromissos pelo Brasileirão de 2011, Paulistão,  Copa do Brasil e o amistoso contra o Ajax.
O Corinthians vem embalado de uma vitória sobre o Cruz Azul do México na Copa Libertadores e tem a vantagem de jogar em casa. Os dois times encontram-se numa boa fase e a previsão é de um jogo equilibrado.
Ficha técnica - Corinthians X Palmeiras
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP) 
Data: 25 de março de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Marcelo Rogério
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
Assistentes adicionais: Vinicius Furlan e Raphael Claus
Corinthians: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Emerson, Jorge Henrique e Liedson. Técnico: Tite
Palmeiras: Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Maikon Leite e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Além dos prováveis titulares, também foram relacionados os jogadores Danilo Fernandes, goleiro, Marquinhos, zagueiro, Welder, lateral direito, Ramon, lateral esquerdo, Douglas e Ramires, meias, e Élton e Gilsinho, atacantes.
Com Alex com dores na coxa e vetado pelo Departamento Médico, Tite pode adotar o esquema com 3 atacantes ou utilizar Douglas, mantendo a equipe com 2 armadores e 2 atacantes de velocidade.
No último treino Jorge Henrique foi poupado em decorrência de dores musculares na coxa esquerda e permaneceu no Departamento Médico fazendo tratamento. Douglas e Émerson treinaram nas vagas de Alex e Jorge Henrique, mas o atacante foi relacionado e tem boas chances de ir pro jogo.  No entanto, a escalação e o esquema tático só serão divulgados momentos antes da partida.
Émerson tem grandes chances de ser titular, independentemente do esquema tático a ser utilizado. Pelo que vem jogando, pela sua técnica, raça e experiência, já vem merecendo a titularidade há tempos.
Considerando o adversário forte no conjunto e na individualidade, Tite está consciente da necessidade e da importância de vencer o clássico, razão pela qual não poupou os titulares. Depois de evitar trabalhos pesados, devido ao desgaste com a maratona de jogos, o técnico comandou o tradicional treino de posicionamento apenas com os titulares, ensaiando jogadas de marcação e lances de bolas paradas ofensivas e defensivas.
Preocupado com a grande fase do palmeirense Marcos Assunção, principalmente pela pontaria afiada em cobranças de faltas, o treinador deu ênfase às orientações nesse tipo de lance, contando com a participação do treinador de goleiros Mauri como cobrador oficial. O treinador de goleiros foi o encarregado de fazer os levantamentos para a área em escanteios e cobranças de faltas, pelos lados e de frente para a área. Tite falou bastante durante a atividade e posicionou os atletas mais altos no combate ao jogo aéreo, deixando os mais baixos para as saídas rápidas de contra-ataque. Uma das preocupações de Tite é a altura dos defensores. Nas laterais, Edenílson tem 1,75m e Fábio Santos, 1,79m. Já na zaga, Chicão possui 1,80m, ficando abaixo de Leandro Castán, com 1,85m. Por isso, o meia Danilo, com 1,86m, também terá funções defensivas para ajudar no combate, principalmente de Barcos, com 1,89m. Os atletas também foram orientados a se precaverem contra lances próximos da área. 
Apesar do bom momento dos dois times, o Corinthians tem a vantagem de jogar no Pacaembu, com o total apoio da sua torcida. Na véspera do jogo, mais de 28 mil ingressos já tinham sido vendidos.
Como o Palmeiras quebrou o acordo de cavalheiros, que cedia ao time visitante o tobogã, caberá à torcida adversária apenas o chiqueirinho. Muito justa esta medida, pois, quem não é capaz de honrar o que foi tratado, não merece favores. Além disso, é bom lembrar, que no último jogo em que ficou no tobogã, a torcida palmeirense fez a maior sujeira. Além de atirar objetos  na torcida mandante, atirou também o ralo de escoamento d'água, danificando o carro de uma emissora de TV que fazia a cobertura do jogo. Como consequência desse vandalismo, o Corinthians foi responsabilizado por não ter fixado o ralo no solo e arcou com uma pesada multa. Medida injusta, pois, como o estádio é municipal, se o ralo tivesse que ser fixado no solo, a responsabilidade seria da Prefeitura e não do Corinthians. Por outro lado, esse tipo de ralo, para evitar entupimento, exige limpeza frequente, razão pela qual, é apenas encaixado e não chumbado no solo. Portanto, nada melhor que o chiqueiro, pra quem costuma fazer sujeira. Quem mandou ser espírito de porco...
Embalados pelo apoio da Fiel, nossos jogadores saberão tirar proveito da situação. Como afirmou o experiente ex capitão William "O clássico é sempre diferente. Todo mundo espera um grande jogo por causa da boa fase dos dois times no ano. O Corinthians não pode deixar que os nervos falem mais alto que a razão. Essa é o meu conselho. O ideal é ter concentração total para não entrar na pilha de algum jogador ou da torcida."
No mais, é só jogar com a garra, a confiança e a determinação mostrada no último jogo e potencializar a energia e as vibrações da Fiel, dos mais de 30 mil torcedores que estarão no Pacaembu, bem como dos mais de 30 milhões espalhados pelo Planeta.

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
Gazeta Press/gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
TV Lance/lancenet.com.br
biama.flogbrasil.terra.com.br
fotolog.com


Comentários

  1. Na falta de outro alvo possível, as baterias dos anticorinthianos e da imprensa abutre se voltaram contra o Júlio César.

    Alguns corinthianos (corneteiros ou ingênuos), "compram o discurso", incorrendo em erro grave.

    Goleiro é posição-chave; o que justifica alguns chavões: "é posição de confiança do trewinador"; "um grande time começa por um grande goleiro"; etc.

    A substituição do goleiro é sempre grave, só se justificando em casos extremos.

    Não é, nem de perto, o caso do Júlio. Ele é um goleiro que está na média dos melhores do país. Tem um histórico de média de gols tomados e falhas grotescas cometidas com números inferiores ao de vários medalhões (Rogério Ceni, dos bambis, e Fábio, do Cruzeiro, são dois nomes que vêm logo à mesnte).

    O Corinthians é o atual campeão brasileiro e faz campanhas sólidas tanto no Paulistão quanto na Libertadores. É a equipe que há muito tempo menos sofre gols e derrotas no Brasil.

    Creditam os poucos gols sofridos pelo Júlio César ao fato de o Corinthians ter o melhor sistema defensivo do Brasil (curiosamente, os que dizem isso são os mesmo que acusam o Tite de falta de competência).

    Mas, por mais estranho que possa parecer aos autores dessas críticas, o goleiro faz parte do sistema defensivo... E exerce um papel "razoável" na tarefa de não levar gols... E, como parte do sistema, a troca do goleiro pode comprometer o conjunto - mesmo no caso do goleiro substituto ser tecnicamente superior ao substiuído (o seu comportamento, por exemplo, pode ser prejudicial ao espírito da equipe).

    Atacar o Júlio César com alcunhas tais como "bracinho curto" e "mão-de-alface", e acusá-lo de ser inseguro e "medroso", não faz bem nenhum ao Corinthians, no atual momento.

    Ser goleiro de um grande clube é uma carga que poucos suportam. Carregar, então, o peso histórico corinthiano, a paixão da Fiel e a importância do Corinthians nas costas... E ainda ficar sujeito a questionamentos máximos por falhas mínimas... É demais para qualquer um.

    A quem interessa desestabilizar o nosso goleiro agora?

    A quem interessa uma mudança drástica em uma equipe que está ganhando?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!