Vamos jogar bola na Cruz... Azul

Na busca do 1º lugar do Grupo 6 da Copa Santander Libertadores, o Corinthians enfrentará o time do Cruz Azul do México nesta 4ª feira, dia 21/03 no Pacaembu. Vencendo a partida, ficará muito próximo da classificação para a fase seguinte. Com sete pontos, o Cruz Azul está em vantagem, mas o Timão, que tem cinco, aposta na força de sua torcida para assumir o topo e ficar bem perto da vaga para as oitavas de final. Os próximos jogos serão com o Deportivo Táchira, da Venezuela, no Pacaembu, e com o Nacional, do Paraguai, provavelmente no estádio Antônio Oddone Sarubb na Ciudad del Este no Paraguai.
Ficha Técnica - Corinthians X Cruz Azul-México
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 21 de março de 2012, quarta-feira 
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Martín Vázquez (Uruguai) 
Assistentes: Maurício Espinoza e Marcelo Costa (ambos do Uruguai) 
Corinthians: Júlio César; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liedson. Técnico: Tite 
Cruz Azul: Corona; Flores, Pereira, Domínguez e Cortés; Castro, Giménez, Maranhão e Gutiérrez; Orozco e Villa. Técnico: Enrique Meza

Tite não fez segredo e entregou, de cara, a escalação e o banco de reservas. Além dos titulares, também foram relacionados Danilo Fernandes, Ramon, Welder, Ramírez, Douglas, Emerson e Elton. A formação é a mesma das últimas duas rodadas do torneio sul-americano, com os meias Alex e Danilo e os atacantes Jorge Henrique e Liedson como homens de frente.
Edenilson, de coadjuvante improvisado, está se tornando cada vez mais protagonista. Pelo bom desempenho nos jogos em que atuou, mesmo com o reserva de Alessandro recuperado de lesão, foi mantido na posição. Aliás, seu desempenho foi até superior ao revelado pelo titular nos seus últimos jogos. Se Tite usar a mesma coerência que usou para deixar o Émerson no banco, Edenilson deverá permanecer no time titular nos próximos jogos.
Lamento ver o Émerson no banco e não no campo. Pelo que vem jogando no Paulista, pela raça, técnica e experiência que possui merece a titularidade, ainda mais em um campeonato tão pegado e catimbado como é a Libertadores. Espero que entre e que não seja faltando 10 minutos, ou 2, para acabar o jogo, até porque Alex está numa péssima fase. Mas, isso o Tite não vê e insiste com o meia.
Apesar do jejum de gols, Liedson permanece no time. Prejudicado por um esquema tático que, muitas vezes,  o tem transformado em volante e até em zagueiro, apesar de não fazer gols, tem sido importante na marcação, em prejuízo do seu joelho já baleado, e no apoio, participando dos últimos gols marcados. Além disso, não tem reserva à altura. Vibremos para que Tite o deixe jogar de centro avante e que venha o gol como prêmio pelo seu esforço, pela sua dedicação e perseverança.
Nosso adversário está no Brasil desde a última segunda-feira. No mesmo dia, fizeram um treinamento no Canindé, estádio da Portuguesa, e na terça feira à noite fizeram o reconhecimento do gramado do Pacaembu, onde o técnico Enrique Meza comandou uma atividade tática de posse de bola em campo reduzido, além de um treino de finalizações com os jogadores do ataque. Apesar de fazer mistério da escalação, Enrique Meza, técnico do time mexicano, poderá repetir a formação da semana passada. Mas, jogando fora de casa, existe, também, a possibilidade do time jogar mais fechado, reforçando o meio campo com a saída de um atacante e a entrada de mais um meia. Com essa alteração, haverá mudança no esquema tático e a equipe passa do 4-3-3 para o 4-4-2.
A única preocupação do Cruz Azul é quanto às condições físicas do meia Christian Giménez, o Chaco, um dos destaques do time. Ele sofreu uma lesão no ombro direito no fim de semana, mas garante que terá condições de jogar. “Não uso o ombro para jogar futebol. Uso os pés”, disse, confiante. 
De última hora, o Cruz Azul perdeu seu atacante Javier Orozco, artilheiro da equipe na Taça Libertadores com três gols marcados, para a partida desta quarta-feira. O jogador, nesta madrugada, teve de ser internado para realizar uma operação de apêndice. O clube declarou que a cirurgia ocorreu bem e que ainda não há previsão para o seu retorno aos gramados.
O Corinthians parece estar apostando mais na 2ª opção, como nos mostra a entrevista do Paulinho, ressaltando a necessidade do time ter paciência, intensidade e saber aproveitar as oportunidades de matar o jogo. 
No último treino, após cerca de 40 minutos de um animado rachão, Tite promoveu com os 11 titulares e o goleiro Danilo Fernandes sua já tradicional movimentação tática, dando ênfase à saída de bola, marcação ofensiva, com descidas do ataque, posicionamento de defesa em bolas paradas e cobranças de falta e escanteio.
Mantendo a mesma formação utilizada no México e elogiando o desempenho da equipe, o técnico Tite declarou que " antes de tudo, é preciso ter desempenho, agredir a marcação, finalizar como finalizamos lá. Antes de pensar no resultado, temos que jogar bem, parecido com o que foi no México." Mas, como é do seu perfil maximizar as dificuldades, Tite passa para o grupo a ideia que o jogo será complicado e pede maturidade da equipe para entender que por ter feito um grande jogo lá não haverá facilidade aqui e que no Pacaembu, teremos uma dificuldade igual ou maior que tivemos no México.
Considero meio estranha esta forma de motivação. Acredito mais numa postura propositiva que, embora sem ignorar as dificuldades, ressalte os aspectos positivos de fazer o jogo em casa e de utilizar o jogo do México para alavancar um bom resultado. Vamos encarar de frente as dificuldades reais, mas sem criar  fantasmas e assombrações.
Afinal, vamos jogar em casa com um time que já conhecemos suas qualidades e seus pontos fracos e contra o qual fomos superiores em seu próprio estádio e com sua torcida agredindo nossos jogadores e torcedores. Nossos titulares folgaram no domingo e estão descansados, houve tempo para treinar e corrigir as falhas. E vamos ter a casa cheia, com a torcida apoiando e fazendo sua parte.  Na véspera do jogo, as arquibancadas, inclusive o tobogã, já tinham todos os seus ingressos vendidos, restando apenas vagas para as cadeiras e área vip, já tendo sido vendidos 27500 ingressos.
Agora, é só entrar em campo e fazer o que sabe, com raça e determinação. E, se alguém não estiver bem, que seja logo feito a troca, até porque, alguns jogadores do banco nada ficam devendo para alguns titulares. Vamos ganhar este jogo e a liderança.
Sim. Nós podemos
Yes We Can

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
TV Lance/lancenet.com.br
Eduardo Viana/lancenet.com.br
Tom Dib/lancenet.com.br
Twitter oficial do Cruz Azul/twitter.com
TV Lance/lancenet.com.br
Sergio Barzaghi/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
TV Lance/lancenet.com.br
fielitapira.blogspot.com
lanceactivo.com.br

Comentários

  1. Deixar um comentario em um post que foi feito antes do jogo, depois do jogo é mais facil rs, bom o resultado, um 1X0 q ja virou caracteristica. Mas ganhamos, se bem que agora depois de acalmar os animos e ver alguns reprises, teve momentos que dava p matar o jogo, sim dominamos a partida mas se n fosse aquela trave, que Meu São Jorge, o placar poderia ter sido outro. Mas Ganhamos e agora que venha o guarani da capital. abçs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!