Corinthians X Nacional


Ficha técnica - Corinthians X Nacional (Paraguai)

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 6 de março de 2012, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Assistentes: Carlos Astroza e Juan Maturana (ambos do Chile)
Corinthians: Júlio César; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liedson. Técnico: Tite
Nacional: Ignácio Don; Mazacotte, Miranda, Caniza e Mendoza; Peralta, Riveros, Villarreal e Cáceres; Bogado e Rodrigo Teixeira. Técnico: Javier Torrente
Apesar de todas as poupadas, ou preservadas, vamos para a 2ª rodada da fase de grupos da Copa Santander Libertadores, e prosseguiremos em toda essa fase, com alguns problemas e desfalques. Adriano. em processo de recuperação física, deverá ficar fora dos jogos de meio de semana. Paulo André, ainda em recuperação de artroscopia no joelho, só terá condições de jogo daqui a duas semanas. Wallace rompeu os ligamentos do tornozelo esquerdo, foi operado nesta 4ª feira e deverá retornar somente dentro de 4 meses. Alessandro sentiu incômodo na coxa esquerda e Welder, seu reserva, sofreu lesão no músculo posterior da coxa esquerda. 
Sem reserva pra lateral direita, o volante Edenilson será improvisado na posição. Com Wallace e Paulo André sem condições de jogo, não haverá zagueiro no banco de reservas, pois os demais defensores do elenco não foram inscritos. Se Chicão ou Castán, que volta de contusão, tiverem algum problema, Ralf será improvisado na zaga. Acontece que Ralf não tem reserva, pois Gomes não foi inscrito e Edenilson, que quebra um galho na função, vai estar quebrando o galho na lateral.
Tite marcou bobeira na elaboração da lista de convocados. Um time que prioriza a marcação, teria que ter mais equilíbrio na escolha. Paulo André no ano anterior demorou pra se recuperar de uma artroscopia e isso poderia ter servido de alerta para a convocação do Marquinhos. Se acompanhou esse garoto no sub 17 do Timão e da Seleção já deveria saber que ele daria conta do recado. Além do que, Marquinhos, embora zagueiro, também joga na lateral.
Castán e Émerson recuperados de lesão e Chicão e Liedson. poupados no jogo anterior retornam ao time, sendo que Émerson, por não ter condições de jogar mais de 45 minutos, ficará como opção de banco. 
William perdeu a posição para Jorge Henrique e, será, juntamente com Élton e Émerson, outra opção de banco para o ataque. Também foram relacionados os meias Luiz Ramires e Douglas, o lateral esquerdo Ramon e o goleiro Danilo Fernandes. Teremos portanto um banco ofensivo, o que é contraditório em um time que prioriza a marcação e a defesa.
Diante das dificuldades, os próprios jogadores pediram para antecipar a concentração e se encontram hospedados no hotel do CT desde 2ª feira.
O Nacional é o quinto colocado do Torneio Apertura, após 5 partidas disputadas, 3 vitórias e duas derrotas e vem de derrota por 2 a 1 para o Olímpia.. Na Libertadores foi derrotado em casa pelo Cruz Azul, por 2 a 1.
Apesar de confirmar que a base do time deverá ser mantida, o treinador argentino Javier Torrente, poderá fazer algumas alterações na equipe para se precaver. Como joga no 4-4-2, o time paraguaio poderá vir sem um atacante e reforçar o setor defensivo, passando o sistema para o 5-4-1. Depois de uma derrota no primeiro jogo, dentro de casa, por 2 a 1, para o Cruz Azul (México), os paraguaios garantem que estudaram bem o Corinthians.

Apesar dos desfalques, Tite está confiante e joga suas fichas na maturidade do time, após passar por algumas dificuldades na Copa Libertadores e utiliza o desastre Tolima como fator de amadurecimento. Além disso o jogo será no Pacaembu, sendo que até 3ª feira, já tinham sido vendidos 28530 ingressos.
Ciente das dificuldades e da insatisfação da Fiel com as más apresentações do time em casa, o técnico pede calma à torcida e que ela entenda que a partida vai ser um jogo de paciência. Tratando a partida como uma decisão e ciente de que precisa vencer para não se complicar no grupo 6, principalmente pelo bom início do Cruz Azul, do México, líder com 6 pontos, Tite, apesar de confiar na evolução da equipe, não acredita que um tropeço possa acabar com as chances da classificação.
O Corinthians tem plenas condições de sair do Pacaembu com uma vitória. Mas, com as dificuldades nas laterais, o meio campo precisa ser mais competente. A volta de Danilo melhora a qualidade do passe e dos cruzamentos, bem como das bolas altas. Mas, a escalação do Alex, que, além de não ser armador, vem fazendo péssimas partidas, é preocupante. Espero que o técnico consiga fazer a leitura correta do jogo e na ausência de criação e/ou inoperância do Alex, coloque logo em campo o Maestro Douglas, jogador capaz de deixar os atacantes na cara de gol. E que os atacantes não errem as finalizações.
No mais, é fazer valer nossa superioridade técnica, entrar com raça e determinação mostrar logo que no Paca, quem manda somos nós. Que as nossa positivas vibrações energizem nossos jogadores e que os bons Espíritos iluminem nosso técnico, para que não faça substituições equivocadas. E que São Jorge, se necessário, entre em campo, como fez lá na Venezuela.

Créditos e fontes de imagens
lancenet.com.br
gazetaesportiva.net
espn.com.br
globoesporte.com
Agência Estado/globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
TV Lance/lancenet.com.br
Facebook oficial do Nacional-Paraguai/lancenet.com.br
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
fotolog.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!