Tropeçamos no salto alto e caímos da Ponte

 Piores momentos
Empolgados com os 6 a 0 em cima do Ninguém Futebol Clube, os jogadores do Corinthians entraram em campo se achando e achando que o jogo iria ser fácil. 
Só que não contavam com a esperteza da Macaca e como jogamos o 1º tempo como uns bananas, fomos devorados por ela, que ainda teve o desplante de jogar as cascas para tropeçarmos de vez. E, apesar de termos 67% de posse de bola na etapa inicial, fomos para o vestiário amargando uma derrota por 2 a 0.
Nosso meio campo era um verdadeiro latifúndio improdutivo, nossa defesa vacilante e o Júlio César, ainda por cima, resolveu ampliar o estoque de frangos da Granja. O Danilo perdeu a batuta, nossa dupla de volantes perdeu a direção, o Motorzinho Jorge Henrique bateu pino e o carro afogou, o Émerson quando se viu frente à Macaca lembrou-se da Cuta, sentiu saudades, perdeu o entusiasmo pelo jogo e o Liedson sumiu. Resultado, tropeçamos no salto alto, levamos uma banana da Macaca, escorregamos nas cascas, caímos da Ponte e a coisa ficou Preta para o nosso lado.
O pior de tudo que depois do gol o time inteiro se desequilibrou e não acertava mais nada, enquanto a Macaca continuava se empanturrando de bananas e jogando as cascas em nosso caminho. E nós continuávamos escorregando e tropeçando.
Nesta hora eu perguntava: Cadê aquele time articulado, aguerrido e equilibrado que jogou as últimas partidas da Libertadores? E até senti saudades do time reserva de domingo passado. 
Foi um alívio o final do 1º tempo. Até comentei, agora o Tite come o fígado da bolerada, faz as substituições e arruma o time. E isso em parte aconteceu. Danilo e Jorge Henrique foram substituídos por Douglas e Alex, o time melhorou um pouco, mas o gol teimava em não sair. Tite trocou Marquinhos por William, que entrou bem e logo fez o gol, dando um novo ânimo e esperança para todos nós. Mas, quando tudo parecia caminhar para o empate, Júlio César, que já havia falhado no 1º gol,  bateu tiro de meta nas costas de Leandro Castán e viu a bola sobrar para Rodrigo Pimpão marcar o terceiro tento da Macaca. Alex ainda conseguiu diminuir a diferença do placar, mas o resultado ficou mesmo nos 3 a 2 para a Ponte Preta e o Corinthians foi eliminado.
Agora não adianta reclamar das regras do campeonato, pois o Corinthians concordou e assinou o regulamento.
Comentários do Tite
Tite minimiza falhas do Júlio César
Ainda perplexa diante da Macaca que virou zebra, sei que não adianta nada chorar pelo leite derramado. Mas, sei também, que as pessoas inteligentes são capazes de aprender com os próprios erros, desde que não fiquem nas justificativas e no desculpismo. Jogamos um campeonato na lata do lixo por falhas técnicas e desequilíbrio emocional, fator este inadmissível para um time, que com exceção do jovem Marquinhos, é bastante experiente e rodado. 
Quanto à parte técnica, não adianta minimizar os erros e passar a mão na cabeça dos jogadores. É hora de fazer valer o tão propalado senso de justiça e a coerência do treinador. Quem se desequilibra diante de um gol sofrido e não aguenta o tranco, que vá para o banco. Porque a regra que vale para atacante e zagueiro não vale para goleiro? Cássio e Danilo Fernandes foram pouco testados, mas passam mais segurança que o titular. Aliás, até o Matheus Caldeira, goleiro da Copinha passa mais segurança. Eu até gosto do Júlio, bom moço, corinthiano, guerreiro e até já fiz post elogiando-o, mas perdi a paciência. Lembro-me de outros campeonatos que perdemos por falhas bisonhas do goleiro em partidas decisivas e temo que o mesmo venha a ocorrer novamente. 
Mas, não podemos jogar a responsabilidade da derrota apenas no colo do Júlio, porque o time todo foi mal e o Tite levou outro nó tático, desta vez do treinador da Ponte Preta. Foi um vacilo total e não basta trocar de goleiro para os problemas se resolverem.
Outras lições também devem ser tiradas. Somos muito bons nos pontos corridos, mas nos desequilibramos no mata mata. Nesta fase, os times do Tite costumam atuar como colegiais despreparados em dia de prova. Ficamos totalmente fragilizados e inseguros. Há jogadores que não  conseguem jogar bem 4ª e sábado, como o Danilo. Porque insistir e não lhes dar o descanso merecido, quando temos reservas de qualidade na posição? Os times europeus fazem isso com tranquilidade e conseguem bons resultados. 
Perder e ganhar fazem parte do jogo e  devemos saber aceitar a derrota, mas, perder para um time, tecnicamente tão inferior depois de ter ouvido o técnico declarar antes do jogo que não gostaria de ter pego o 8º colocado é deprimente. E agora eu fico na dúvida; entramos de salto alto ou entramos com medo da Macaca? Com a resposta o Tite e os jogadores.
Sei que eu e nenhum outro torcedor será menos corinthiano(a) depois dessa derrota e da eliminação. Mas, sei também que ninguém pode se sentir confortado com o futebol que presenciamos domingo no Pacaembu. Porque a Fiel fez a sua parte. Mesmo debaixo de chuva e com os preços extorsivos dos ingressos, mais de 24 mil torcedores estavam lá apoiando e incentivando os jogadores. Mas, nem todos que estavam dentro do campo corresponderam. Entraram com muita soberba e quando o jogo apertou desequilibraram, tremeram e pipocaram.
E antes que me chamem de corneteira já vou avisando. Ser Corinthiana e amar o meu time não me tira o senso crítico nem a capacidade de observação e de análise. Pelo contrário, me faz cada vez mais exigente e rigorosa e aguça minha capacidade de perceber e apontar os erros para que eles possam ser corrigidos. Não sou torcedora de modinha nem tiete de jogador, até porque nenhum jogador nem ninguém que atua no time pode ser maior do que o Corinthians. Por isso, exijo que os responsáveis tomem as medidas necessárias para recolocar nos trilhos os vagões que descarrilaram e colocar a máquina, novamente, para andar. Mesmo que isso implique em trocar peças e até alguns vagões.
Ficha técnica - Corinthians 2 X 3 Ponte Preta
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 22 de abril de 2012 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Braghetto
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Carlos Augusto Nogueira Junior
Assistentes Adicionais: Raphael Claus e Guilherme Ceretta de Lima
Cartões amarelos: Ralf e Liedson (Corinthians); Guilherme, Bruno Fuso, Willian Magrão, Cicinho, Renato Cajá e Roger (Ponte)
Gols: Corinthians: Willian, aos 29 minutos, e Alex, aos 45 minutos do segundo tempo
Ponte Preta: Willian Magrão, aos 12, e Roger, aos 33 minutos do primeiro tempo; Rodrigo Pimpão, aos 44 minutos do segundo tempo
Público: 24.254 pagantes
Renda: R$908.481,00
Corinthians: Júlio César; Edenílson, Marquinhos (Willian), Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo (Douglas); Jorge Henrique (Alex), Emerson e Liedson. Técnico: Tite
Ponte Preta: Bruno Fuso; Guilherme, Willian Magrão, Ferron e Uendel; Cicinho, João Paulo Silva, Gerson (Xaves), Renato Cajá e Caio (Rodrigo Pimpão); Roger (Leandrão). Técnico: Gilson Kleina




Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
maraola.salto15.com.br
globoesporte.globo.com
futeboldd.blogspot.com
br.freepik.com
Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com
TV Lance/lancenet.com.br
TV Lance/lancenet.com.br
aqua.eng.br
Ale Cabral/lancenet
videflog.com
Ale Cabral/lancenet.com.br
esporte.uol.com.br

Comentários

  1. O Corinthians pagou o pato por um mau primeiro tempo.
    Aceitou demais a proposta defensiva da Ponte e não teve competência em brecar os contra-ataques.

    Ainda que a Ponte tenha sido ligeiramente superior, já que o Timão pecou muito nas finalizações no segundo tempo, principalmente, essa derrota é outra a entrar na conta do Júlio César.

    Goleiro médio em time grande não dá.
    É terrão, é Corinthians, mas é limitado.
    Falha quando não deve e, mesmo em alguns triunfos, falhou toscoamente.

    Defendo que é o momento ideal para a troca, embora seja crítico, dado o mata-mata da Liberta que se aproxima. Mas a aposta é válida. Fiz este texto expressando minha opinião e convido todos a acompanharem e registrarem sua opinião.

    Abraços.
    Gabriel Casaqui
    http://obotecoesportivo.blogspot.com.br/2012/04/quem-perdeu-mais-corinthians-ou.html
    @botecoesportivo

    ResponderExcluir
  2. O Corinthians pagou o pato por um mau primeiro tempo.
    Aceitou demais a proposta defensiva da Ponte e não teve competência em brecar os contra-ataques.

    Ainda que a Ponte tenha sido ligeiramente superior, já que o Timão pecou muito nas finalizações no segundo tempo, principalmente, essa derrota é outra a entrar na conta do Júlio César.

    Goleiro médio em time grande não dá.
    É terrão, é Corinthians, mas é limitado.
    Falha quando não deve e, mesmo em alguns triunfos, falhou toscoamente.

    Defendo que é o momento ideal para a troca, embora seja crítico, dado o mata-mata da Liberta que se aproxima. Mas a aposta é válida. Fiz este texto expressando minha opinião e convido todos a acompanharem e registrarem sua opinião.

    Abraços.
    Gabriel Casaqui
    http://obotecoesportivo.blogspot.com.br/2012/04/quem-perdeu-mais-corinthians-ou.html
    @botecoesportivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito do Júlio como pessoa, mas nenhum jogador é maior que o Corinthians. E vamos lembrar que o Ronaldo Giovanelli entrou numa situação difícil, deu conta do recado e se firmou no gol.

      Excluir
  3. Depois de onte, Maria Angélica, o Júlio César não tem mais condições psicológicas de permanecer como titular. Eu de certa forma sempre o defendi, lembrando que ao lado de falhas grotescas havia defesas espetacularees. Mas ontem ele abusou do direito de errar e somado ao conjunto da obra, o tempo dele já passou, como já passou de tantos goleiros que passaram pelo parque. Ontem eu assisti o jogo de um celular, na quadra do Tênis Clube de São José dos Campos. Ou seja, em condições que tornam complicado analisar a partida e o comportamento dos jogadores. Vc disse que o time jogou com um certo salto alto. O mesmo foi dito por outros torcedores. Pode ser. Quanto as palavras do Adenor durante a semana, eu não vi sinal de medo. Eu vi manifestação de respeito, o que eu acho natural e correto. Ontem mesmo, me dirigindo de Pinda para São José dos Campos eu comentei com um amigo palmeirense que não contava com a vitoria antes da hora. Futebol tem dessas coisas. Estou triste, injuriado, mas acredito que esta derrota pode servir para o futuro. A partir dela pode ocorrer a tão sonhada (por muitos) troca de goleiro, um lateral direito que marque melhor pode ser procurado, aquela idéia de que temos um ultramega time pode ser dissipada e assim por diante. Mudanças são necessárias não só para a cucracha cup, mas também para o resto da temporada. Abçs. (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que respeitar sempre o adversário, mas a forma como o Tite se expressou serviu para encher a bola da Ponte. Ele poderia ter dito algo mais propositivo, como Venha quem vier vamos enfrentar, O time deles é bom, mas temos jogadores de qualidade, Estamos preparados... Tomara que a derrota acenda pelo menos o sinal amarelo e que se contrate não só um lateral direito, mas também um centro avante e um 1º volante.

      Excluir
  4. Boa tarde M. Angélica, acompanho seu blog há um tempo já. Acabei de criar um para que minhas opiniões a respeito do timão pudessem ser lidas.
    Gostaria de seu feedback para meu último post, falando a respeito da titularidade do Julio Cesar em nosso gol.
    Obrigado,
    José Marcos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!