Fluminense X Corinthians

Na 20ª rodada do Brasileirão, 1ª do 2º turno, o Corinthians vai pra o Rio de Janeiro, enfrentar o Fluminense no Engenhão, estádio onde o gramado é um verdadeiro pasto e vai trazer dificuldades para os jogadores de ambos os times, aumentando os riscos de lesão. Vindo de duas derrotas, com apenas 24 pontos e ocupando o 12º lugar na classificação, o Timão terá por adversário o vice líder, com 42 pontos, um a mais do que o Atlético Minas Gerais, que lidera o campeonato. O jogo reunirá os dois últimos campeões brasileiros, desta vez com seus jogadores titulares, pois no 1º turno, por estarem priorizando a Copa Libertadores, os times atuaram com os reservas.
Não será um jogo fácil. O Fluminense está embalado, motivado, luta pelo título e vai jogar em casa, enquanto o Corinthians, desde o início, jogou o Brasileirão para escanteio, priorizando a Libertadores, e agora, apesar dos discursos contrários, a prioridade é o Mundial de Clubes FIFA. Pela declaração dos jogadores e do técnico, dá para sacar que o campeonato nacional está sendo encarado apenas como preparação para o Mundial do Japão. Mas, o Corinthians precisa da vitória para acumular pontos e, assim, em dezembro, poder estar focado só no Mundial e não ter que se preocupar com a tabela.

Ficha Técnica - Fluminense X Corinthians 
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 29 de agosto de 2012 (Quarta-feira) 
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE) 
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Kleber Lúcio Gil (SC) 
Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga 
Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas; Romarinho e Emerson. Técnico: Tite 
Tite relacionou, também, Júlio César, goleiro; Guilherme Andrade, lateral; Antonio Carlos, zagueiro; Guilherme e Edenilson, volantes; Ramires e Giovanni, meias e Adilson, atacante.
A única modificação em relação ao time que iniciou o jogo contra o São Paulo, é a entrada do zagueiro Wallace no lugar de Paulo André, suspenso. Além do zagueiro, são desfalques por lesão, os atacantes Jorge Henrique, titular, Guerrero e Martínez, reservas.
A novidade no banco é a presença de Edenilson, que retorna de cirurgia no nariz e, se entrar no decorrer da partida, deverá jogar com máscara. 
O Fluminense terá o desfalque de Deco, Marcos Júnior e Ânderson, lesionados e Samuel, suspenso.
Apesar da situação nada confortável, Tite, considera que o Time tem apresentado um bom desempenho, prometeu fazer ajustes pontuais, mas afirmou que não vai mudar a forma do time jogar. Em entrevista coletiva, prometeu corrigir os erros e cobrou a melhora da finalização nas bolas paradas. Sem grandes chances no campeonato, ele tenta motivar os atletas com o Mundial, fazendo inclusive a ameaça de "quem não jogar (bem) vai perder o lugar no time".
Para não ser surpreendido com as jogadas pelo alto, uma das maiores armas da equipe carioca, no último treino tático, Tite realizou uma atividade de bola parada, colocando ataque contra defesa. Além de simular várias situações de ataque adversário,  o técnico pediu que os jogadores bloqueiem o meio campo, evitando que a bola chegue aos atacantes fluminenses. 
Além de jogar num pasto teremos outras dificuldades. Nossa defesa, com a saída do Castán, perdeu força e velocidade, Wallace carece de entrosamento e é meio estouvado, nossos laterais tem falhado na marcação, não têm conseguido acompanhar os adversários e também pouco ajudam ofensivamente. Nosso meio campo anda manco. Ralf, talvez por sugestão do Mano, tem se aventurado no ataque e desguarnecido a zaga. Seu forte é a marcação, mas falhou nos dois últimos jogos quando não conseguiu dar o combate e o resultado foram os gols do empate... dos adversários. Paulinho depois que renovou e foi chamado para a seleção, também caiu de produção e empacou. Douglas tem qualidade, mas por ser um jogador mais cerebral, que pensa as jogadas e parece antecipá-las na mente antes de executá-las, não se encaixa no esquema TITEano, onde todos tem que correr e marcar. Pra complicar, Danilo não tem conseguido o bom desempenho do início do ano e Émerson e Romarinho, precisam deixar de ser fominhas e jogar mais no coletivo. Isso sem falar nos erros de finalizações, não só de bolas paradas, mas, principalmente com a bola em jogo. Na última partida, em 16 finalizações, acertamos 8 e marcamos só 1 gol.
Para trazer um bom resultado do Rio, não só os erros precisam ser corrigidos, É necessário que se recupere o espírito vencedor, a garra e a determinação. Tem que mudar a postura e resgatar a pegada anterior. Vendo o time em campo, dá a impressão que estão lá pra cumprir tabela e que já jogaram a toalha. 
Para voltarem a vencer é preciso que diretoria, time e torcida se conscientizem que a Libertadores já passou, o Mundial ainda não chegou e que o Brasileirão já começou. E já está pela metade. Já passou da hora de parar de festejar e voltar a jogar bola.

Créditos e fontes de imagens
globoesporte.com
Alexandre Loureiro/lancenet.com.br
TV Lance/youtube.com
esporte.uol.com.br
Tom Dib/lancenet.com.br
Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/globoesporte.com
globoesporte.com
band.com.br
Carlos Augusto Ferrari/globoesporte.com
facebook.com/fotos do mural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!