República Popular do Corinthians

Surgiu como uma iniciativa do marketing corinthiano para implementar a divulgação do Corinthians nas redes sociais, potencializando a comunicação, via internet, já existente entre os torcedores. Embasado no lema "todo poder ao povo na web que é do povo", o projeto foi apresentado em agosto de 2011 aos primeiros governadores, escolhidos entre desbravadores virtuais, ou seja, entre torcedores que, na ocasião, divulgavam, enalteciam e promoviam o Corinthians nas redes sociais, através de blogs, sites, perfis no twitter  e facebook.
A ideia inicial era articular e potencializar, através da web, iniciativas e ações de corinthianos em prol do Corinthians, promovendo a troca de ideias, a apresentação de sugestões à diretoria do clube e um maior intercâmbio entre os torcedores e a direção do clube.
Em termos estruturais, o conjunto da torcida corinthiana, que é a população da República Popular do Corinthians, teria seu presidente, seus governadores e seu Congresso Nacional. E uma vez organizada, seus representantes estariam encarregados de intermediar junto ao clube a viabilização no mundo real, das propostas gestadas no mundo virtual.
De início, ocorreram muitas dúvidas e desconfianças: 
Não seria apenas uma jogada de marketing, na qual o torcida estaria sendo usada pelo clube?
Não seria uma forma de calar as torcidas organizadas e atrelar os torcedores à diretoria do Corinthians?
O status de governadores aos desbravadores virtuais não acarretaria o atrelamento dos seus territórios, blogs, twitters e sites, à direção do clube e a perda de autonomia e da liberdade de expressão?
Apesar das dúvidas, muitos corinthianos viram no projeto a possibilidade de criar um canal mais efetivo de participação além do que já existia na web, ampliando seu potencial agregador pela articulação e potencialização de ações esparsas e individuais. Se era pra ser uma simples jogada de marketing, um grupo de sonhadores, desde o início, aproveitou a oportunidade e tratou de viabilizá-la, dando-lhe uma nova feição e uma nova dinâmica, cujo perfil já se tornou visível naquela reunião de governadores, através de novas propostas e iniciativas.
Sim, naquela reunião, realizada no Parque São Jorge, no dia 05/08/2011, com a participação de 18 governadores da RPC, do então presidente André Sanches, de representantes do marketing corinthiano e coordenada por Cacau Guarnieri, foram gestadas várias propostas, muitas das quais já migraram do mundo virtual para o mundo real, além de ter ocorrido o compromisso da diretoria do Corinthians de efetivar as propostas elaboradas a partir das discussões no mundo virtual. 
Na ocasião foram propostas a criação de Embaixadas da República em todo o país, a ampliação da campanha da RPC para outras mídias além da internet, maior aproximação da RPC, e portanto dos torcedores, com as mídias oficiais do clube, como a TV Corinthians e a Rádio Coringão, a visita de torcedores ao CT e a  facilitação do acesso ao material de divulgação do clube.
Em menos de um ano, essas e muitas outras propostas já são realidade. O programa A Voz da República, da RPC, está bombando na TV Corinthians e na Rádio Coringão, uma vez por mês o CT recebe um grupo de torcedores para uma visita previamente agendada e monitorada, (a 1ª visita já ocorreu e foi um sucesso), as embaixadas estão sendo criadas, não só no Brasil, mas também em outros países e muitas outras propostas estão sendo discutidas em reuniões periódicas dos representantes da República Popular do Corinthians com a diretoria do clube.
Muito mais ações estão sendo realizadas, novos projetos estão sendo gestados, outros em andamento, em outubro teremos as eleições para o novo mandato e tem muita coisa boa sendo planejada e realizada. Para se inteirar melhor e ficar por dentro do que está rolando na Nação consulte o site www.republica.corinthians.com.br/
Se era para ser apenas uma jogada de marketing, o nenê cresceu e hoje está andando com suas próprias pernas e pensando com sua própria cabeça. E mudou de cara. 
Através da RPC os torcedores de outros municípios, estados e países estão obtendo mais informações sobre o Corinthians e tendo um canal de expressão e de participação, reivindicando, discutindo e propondo ações. Milhares de torcedores estão deixando de ser meros espectadores do Corinthians por terem na RPC um canal de expressão e de participação efetiva. Através do site e de outros canais midiáticos estão tendo a oportunidade de compartilhar corinthianismo, mudando o seu status de torcedor solitário para torcedor solidário.
E nós, donos de blogs, sites, perfis do twitter e contas no facebook, em nenhum momento fomos cerceados na manifestação de nossas ideias nem limitados em nossa liberdade de expressão e manifestação. Se somos governadores, somos responsáveis pelos nossos territórios virtuais e, nos limites da lei, não abrimos mão de nossa autonomia.
Somos quase 40 milhões de torcedores espalhados pelo mundo. Somos uma Nação e o nosso território é todo o planeta Terra. Somos o povo desta Nação, portanto, nós é que fazemos e faremos o Corinthians. Assim já previu Miguel Batáglia:
O Corinthians é o time do povo e o povo é que vai fazer o time

Créditos e fontes de imagens
republica.corinthians.com.br
esporte.uol.com.br
vestigiosefatos.blogspot.com
domingossccp.blogspot.com
domingossccp.blogspot.com
TV Corinthians/facebook.com/fotos do mural
republica.corinthians.com.br
republica.corinthians.com.br
blogdamariaclaudia.blogspot.com
fieldeitapira.blogspot.com
fotolog.com


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