Não me enganem que eu não gosto


Não entendo o ufanismo de corinthianos que estão se vangloriando de nossa atual liderança, resultante mais dos erros alheios do que dos nossos acertos. Se até jogadores do Corinthians declaram que “O Flamengo tem apresentado um futebol melhor que o nosso e (...) tem jogado mais,” que “(...) somos líderes por sorte, mas temos que ter competência.” (Júlio César), que “no 1º tempo tivemos movimentação, acertamos os passes, mas no 2º tempo isso caiu. Eles conseguiram jogar e a gente ficava sem a bola,” e que “para ser líder temos que fazer um pouco mais durante os 90 minutos e não jogar um tempo só” (Alex), fica evidente que essa liderança com o mesmo número de pontos do 2º colocado e com o Corinthians em queda livre, é muito mais motivo de preocupação que de comemoração. Diante desse quadro, só nos restou a pobreza de comemorar gols contra nossos adversários diretos, fato testemunhado pelas manifestações da torcida no Pacaembu, no twitter, em alguns blogs e por jogadores, como podemos constatar na declaração de Danilo, que diante do empate de domingo afirmou que “temos que comemorar o empate do Flamengo.”
Não tem cabimento tomar um sufoco de um time mediano diante de mais de 30 mil torcedores em pleno Pacaembu. Coerente com a bipolaridade corinthiana, presenciamos um bom 1º tempo, (apesar das perdas de gols e da lambança da defesa no 1º gol, onde um deixou pro outro, o outro deixou pro outro e ninguém foi na bola) e uma etapa final medíocre. Podemos mesmo dizer que em um só jogo, tivemos dois Corinthians em campo.
No 2º tempo o jogo inverteu totalmente, com o Ceará atacando e o Corinthians se defendendo e a espera de um contra ataque, como se fosse possível que o Danilo, um meia lento e que cadencia o jogo, conseguisse atuar como ponta. Pelas suas características, falta-lhe habilidade e velocidade para a função que lhe foi atribuída. Por sua vez, Jorge Henrique mais marcava que atacava. Para não variar, Tite substituiu mal. O prazo de validade do Danilo já havia vencido e ele se arrastava em campo. Mas, ao invés de substituí-lo e deslocar o William para a ponta para a entrada de Liedson, ele tira William, matando de vez a possibilidade das jogadas pelos lados e de velocidade nos contra ataques. Vencendo por 2 a 1, portanto, na margem de risco de levar um empate, o Corinthians mal via a bola e só se defendia. 
E, como quem não faz, toma, em uma nova lambança da defesa, que falhou na marcação de uma jogada de bola parada, aos 39 minutos da etapa final, tomamos o 2º gol. Aí, todo mundo acordou. Tite substituiu o Danilo pelo Émerson e o time começou a atacar. Mas, a vaca já tinha ido para o brejo e não havia mais tempo para desatolar. E, junto com ela, o time entalou na areia movediça.
Não estou lamentando só mais um resultado adverso. Estou lamentando a queda de rendimento e a perda da pegada. Conquistamos apenas um terço (6) dos últimos 18 pontos disputados (uma vitória, três empates e duas derrotas). Nossa única vitória foi muito sofrida, apesar do jogo ter sido com o lanterna do Campeonato e no Pacaembu. Nossos três empates foram com times que ocupam posições inferiores da tabela (Ceará, Santos e Atlético Paranaense) e perdemos do Cruzeiro em nossa casa e do Avaí). Não podemos culpar o azar nem a zica, pois isto não existe. Estamos em queda livre por incompetência, por erros de estratégias, por má postura e por atitudes equivocadas. Tornamo-nos um time previsível, que para ser anulado e tomar sufoco, não precisa ter nenhum Guardiola nem Mourinho no banco adversário. 
Como bem analisou o Silvinho, é só seguir o script: “enquanto não sofrer um gol, basta marcar bem os meias, colar nos atacantes e congestionar o meio campo (...) e quando sofrer (...)  gol, já se sabe que o Corinthians recuará, passando a jogar com os 10 atrás da linha da bola. Aí, basta administrar o jogo, tocar a bola e esperar a melhor oportunidade. O gol sairá em questão de tempo.”

Se cada jogo do Corinthians fosse um concerto musical poderíamos dizer que estamos diante de uma orquestra com desempenho irregular que, ás vezes, executa uma bela peça musical, mais pelo talento de alguns músicos do que por uma boa partitura, mas que carece de um bom repertório e um maestro competente. Tite está muito longe de ser um André Rieu.
Se fosse uma Escola de Samba poderíamos dizer que apesar de alguns bons percussionistas, de bons passistas e belas cabrochas, de bonitas fantasias e adereços, a Escola vem atravessando o samba na Avenida. Falta-lhe um bom enredo, um bom Mestre de Bateria e um Diretor de Harmonia.
Se fosse um cinema, poderíamos afirmar que, apesar de passar alguns filmes razoáveis, poucos muito bons e algumas comédias, a programação prioriza dramas e tragédias, mas, ultimamente, só passa filme de terror.

Deixando as comparações de lado, percebemos que o que falta no Corinthians é uma atitude mais responsável, comprometimento e um bom futebol. E um técnico competente que seja um bom estrategista e tenha postura de vencedor.
Parece que os profissionais do futebol do Corinthians estão se esquecendo do fundamental. Estão se esquecendo de que



Créditos e fontes de imagens
blog.miltonneves.igicom.br
coletivaimaginário.org.com
cearasc.com.
paulomonteiro,files.wordpress.com
aquiecorinthians.wordpress.com

Comentários

  1. ” GATO ESCALDADO “
    Do que temos que ter medo,dar opinião por acaso é crime,estamos sim em um mau momento,e foi por ficarmos calados que em 2007 nos jogaram na segunda divisão,e no ano seguinte tiveram vergonha na cara e nos trouxeram de volta com dignidade dai por diante o corintiano passou a cobrar mais o clube e o time,e por isso essas campanhas de favorecimento a nos torcedores que de fato se preocupam com o corinthians.

    Perdemos horas do dia procurando informar a todos voces que nos seguem,com noticias inerentes ao nosso clube,e nem sempre elas são favoraveis a nós,portanto no nosso espaço procuramos soluções que ja demonstraram estarem chegando no ouvido de quem tem que chegar,por que corintiano que é corintiano,quer sempre seu time vencedor.

    Uma das causas,entre varias provaveis,e a que pode sim influir no andamento do time e do clube,é essa indefinição do Andrés em retardar o apoio na escolha do candidato á seu sucessor,todo mundo sabe que isso atrasa a vida do clube,e estamos á quatro meses de uma nova eleição para presidente,e isso ja era para estar sendo cogitado no clube faz tempo.

    Concordo com quase todas as opiniões aqui contidas,menos a de fazermos a troca de técnico sem termos ninguem a altura para substitui-lo,não queremos mais aventureiros dirigindo o timão,isto só tras desconforto ao time,sou mais chamarem o Tite de lado,e fazer ele entender de vez a filosofia do corinthians e partir para o abraço,que é isso que queremos.

    Mas não concordo com ficarmos quietos assistindo a essas partidas horrorosas que o corinthians esta fazendo,mesmo porque o torcedor que vai assistir ao espetaculo no campo,que paga caro o seu ingresso,toma chuva e frio na cara,tem que ser respeitado,e a sua inteligencia não substimada,porque ninguem explica estarmos a dez jogos sem perder e derrepente,patinar na pista,é inadmissivel esta questão.

    Portanto é a nossa expressão estampada nos diversos espaços exclusivos á nossa nação que pode mudar esse jogo,porque se ficarmos encolhidos e apoiando o errado,por termos vergonha do que os nossos rivais dirão,ai sim podemos amargar de novo o sabor de 2007,e isso no corinthians,enquanto eu for vivo não quero ver nunca mais,então meto a boca mesmo.

    Matador da fiel.

    ResponderExcluir
  2. Há aqueles que acham que os erros tem sido individuais, falta de sorte, ou de tranquilidade para concluir a jogada. Na minha opinião um técnico medroso que mesmo quando o time liderava com 7 pontos de vantagem e só dizia que iríamos perder, e que o mais normal era perder, passa que tipo de mensagem aos seus comandados? Pra mim a apatia da equipe no 2ºtempo de diversas partidas se deve a covardia do treinador e sua retrancabilidade. Está dando desgosto de ver o Coringão jogar, esse não é o meu Timão!

    ResponderExcluir
  3. Concodo Jenifer. A postura do Tite passa para o time que perder é um situação normal. Isso é desestimulante e cria um clima negativo na equipe, desmotiva os jogadores e leva ao descompromisso.

    ResponderExcluir
  4. PRO TITE,MARIA,GANHAR É ANORMAL,PERDER FAZ PARTE DO APRENDIZADO,QUE ESCOLA ESSE CARA É PROFESSOR QUE EU QUERO PASSAR LONGE DELA.
    MATADOR DA FIEL.

    ResponderExcluir
  5. Matador
    Temos que por a boca no trombone, pressionar e cobrar. Sem violência, é claro. As organizadas estão muito quietinhas. Será que foram cooptadas?
    Hoje o Andres esteve no CT. Tomara que tenha dado um puxão de orelha no Tite. Também concordo que não adianta trocar 6 por meia dúzia e que para demitir o Tite já tem que ter um técnico melhor na mira. Por onde anda o Márcio Bitencourt? Depois do fim da Copa sub 20 o Ney Franco será liberado pela CBF? É bom ir pensando em nomes, pois, pelo andar da carruagem, ou do FNM, o Tite não se mantém por muito tempo. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. #CAVERÃO
    PELO QUE EU CONHEÇO DOS GAVIÕES MARIA, ELES ESTÃO ESPERANDO O JOGO DE HOJE, É PRECISO
    "SENTIR" O MOMENTO EXATO DE PROTESTAR, E SE NÃO GANHAR HOJE A COBRA VAI FUMÁ.

    ResponderExcluir
  7. Caverão
    Hoje é vencer ou vencer. Mas, ainda acho que as organizadas estão muito quietas. Elas poderiam, pelo menos, já terem tido uma conversa com o Andrés, com quem têm um bom relacionamento. E exigirem que ele dê uma prensa no Padre Tite. Se a postura do time permanecer a mesma dos jogos anteriores vamos continuar dependendo dos outros e aí nem São Jorge dá jeito. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!