Quase que o Coelho escapa...

Parecia que ia ser uma coelhada. Início fulminante e gol aos 30 segundos, antes mesmo do adversário ter visto a cor da bola, num belo cruzamento de William, bem finalizado pelo Jorge Henrique. 
Mas, o gol parece não ter abalado o time do América MG, que soube usar melhor sua posse de bola e procurou o gol enquanto o Corinthians afrouxou na marcação, permitindo, perigosamente, avanços do adversário. E assim, a tão sonhada goleada foi ficando cada vez mais longe e num contra ataque levamos o gol de empate. 
Numa bola, que era do zagueiro, Renan, afobado e atabalhoado, sai do gol, atropelando o Castán, que nada mais pode fazer. Infelizmente, a camisa do Timão está pesando para o Renan, que está mais assustado que criança no trem fantasma. Tem cometido erros primários nos fundamentos, vive adiantado e mal posicionado e demonstrando muita insegurança.
Com o empate, o adversário apertou a marcação em cima do Danilo, do Jorge Henrique e do William, deixando o Émerson perdido entre os zagueiros. Nessas condições, a bola quase não chegava ao ataque e nosso time pouco conseguia criar. O time mineiro passou a ditar o ritmo do jogo e o Corinthians não conseguindo sair da marcação pouco criava, passando o maior sufoco. Felizmente, aos 21 minutos do 2º tempo, Alex, que substituiu William, cobrou falta da intermediária, a bola desviou na barreira, sobrando para o Paulinho que, em posição legal, desempatou o jogo. Os jogadores mineiros reclamaram de um impedimento que não houve, o que resultou na expulsão de seu lateral esquerdo, pelo 2º cartão amarelo. Com um jogador a menos, o América MG perdeu o ritmo e o Corinthians conseguiu controlar o jogo e sair com a vitória.
Sendo bem pragmática, ouso afirmar que o jogo valeu pelos 3 pontos e pela manutenção da liderança na tabela. Não tem cabimento sofrer tanto para vencer o lanterna do campeonato depois de ter perdido do penúltimo colocado. O Corinthians tornou-se um time previsível e fácil de ser marcado e, além disso, Renan e Émerson não demonstram a mesma segurança e habilidade do Júlio César e do Liedson. Tite deveria inverter as posições de William e Émerson, os laterais têm que apoiar mais, ajudando na armação e a defesa se entrosar rapidinho, pois não dá para goleiro ficar trombando com zagueiro.
Se o time ficou previsível, Tite precisa ser mais ousado e criativo, introduzindo novas táticas que propiciem maior variação das jogadas. Não é possível que de uma hora para outra, o time tenha desaprendido jogar futebol e apenas os desfalques não justificam o mau desempenho. Fatores outros podem estar interferindo. Será que tem gente “esperando na janela...”, ou melhor, a janela... Jucilei, Elias, Bruno César e Roberto Carlos caíram de rendimento, fizeram juras de amor ao time e, logo depois, se mandaram para a Europa... 
Um jogo que, em tese seria fácil, não poderia gerar tanta ansiedade e afobação. Tem que ter mais paciência, trabalhar melhor a bola, evitar chutões de zagueiros (nossos) para zagueiros (deles), desarmar o adversário, articular melhor as jogadas, sair da marcação, acertar os passes, cruzamentos e finalizações e não sair na correria e na afobação e dando trombada com os próprios parceiros.
Quanto ao goleiro, cabe uma reflexão. Renan pode estar sentindo o peso da camisa, mas, se analisarmos o desempenho dos últimos goleiros do Timão, Júlio César, Rafael Santos e Renan, todos apresentam as mesmas dificuldades nos fundamentos: posicionamento, saída do gol, reposição de bola e formação de barreira. Será coincidência ou falha na preparação e nos treinamentos. Acho bom a diretoria ficar de olho no Mauri.
Na caça ao Coelho, este foi pego no início e logo colocado no viveiro. Mas, numa bobeada dos guardas escapou rapidinho, dando a maior canseira  para voltar a ser recolhido. Por pouco não fugiu. Assim como na caça, precisamos melhorar a pontaria e reforçar a arapuca. O que não podemos é nos tornarmos um caçador caçado. Chega o que já passamos com a Raposa e com o Leão. Afinal, sempre fomos predadores... Não podemos perder a pegada, porque



Créditos e fontes de imagens
blogaodocorinthians.wordpress.com
Juca Varella/Folhapress/uol.com.br
Futura Press
Juca Varella/Folhapress/uol.com.br
corinthianista.com
Agência Estado
baixaki.com.br
aquiecorinthians.wordpress.com

Comentários

  1. E COLOCA QUASE NISSO MARIA,FOI UM "QUASÃO".
    MATADOR DA FIEL

    ResponderExcluir
  2. Maria...escreve sobre o encontro?

    ResponderExcluir
  3. Matador, o que mata é ter que sofrer tanto para ganhar de um time táo ruim.

    ResponderExcluir
  4. Tintademaio
    Seu pedido foi atendido. Já fiz o post do encontro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!