Santos X Corinthians - Pré-jogo
O Corinthians enfrenta hoje na Vila Belmiro pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro o time do Santos, em jogo que foi adiado para favorecer a participação do time da Baixada na Copa Libertadores. Coincidindo com o amistoso do Brasil com a Alemanha, os dois times jogam desfalcados, o Santos sem Neymar e Ganso, na seleção principal, e sem Danilo na seleção sub 20 e o Corinthians sem Ralf, na seleção brasileira, Jorge Henrique suspenso, Júlio César, Liedson, Ramires e Adriano (que ainda não estreou) lesionados.
Jogar na Vila é sempre complicado, pois é um estádio pequeno e com a torcida muito próxima. No ano passado, em jogo que vencemos, atiraram um foguete no campo que quase feriu um jogador nosso.
Nossos desfalques são mais preocupantes que os deles. Sem o Ralf Pitbull e com o Moradei, sem ritmo de jogo, diminui nosso poder de marcação e desarme. A falta de Liedson e do Júlio César já vem sendo sentida nos últimos jogos enquanto Ganso está em péssima fase e Neymar, embora em alguns jogos tenha desequilibrado, também não está em seus melhores momentos.
A volta de Alessandro recompõe em parte a defesa titular. Danilo Fernandes mostrou segurança no gol, embora não tenha sido muito acionado. Só não pode o Alessandro aprontar a mesma presepada do jogo com o São Paulo no Campeonato Paulista. Jogando com dois meias teremos mais consistência na armação. Mas, isso só será relevante se o ataque parar de perder gols. Também, é preciso mais atenção para não fazer falta na área adversária. E na hora do escanteio deles não é preciso a presença de 11 jogadores na área, sem deixar ninguém para receber a bola num contra ataque rápido.
Mesmo com nosso ataque desfalcado, Murici treinou o Santos com três zagueiros, possivelmente porque as estatísticas revelam nossa superioridade nas bolas recebidas, nos desarmes e nas finalizações.
Além do time titular (Danilo Fernandes, Alessandro, Chicão, Castán, Fábio Santos, Moradei, Paulinho, Alex, Danilo, Émerson e William) foram também relacionados Renan, Welder, Ramon, Paulo André, Bruno Octávio, Nenê Bonilha, Edenilson, Morais e Elias Oliveira.
Em que pesem os prós e os contras, este é um jogo que não podemos vacilar. Apesar do treino com três zagueiros, não acredito que na Vila o Santos vá se trancar totalmente e jogar nos contra ataques. Seria até uma covardia assumir uma tática de time pequeno. Mas, não é impossível, pois, o Cruzeiro já fez isso e num vacilo nosso se deu bem.
O importante é que o Corinthians entre concentrado e atento, acerte os passes, as finalizações, as cobranças de faltas e de escanteios. E que não marque bobeira fazendo faltas na área adversária nem pênaltis. Nada de inventar muito e querer enfeitar as jogadas. É fazer o arroz com feijão, mas, bem feito. Ter paciência e trabalhar a bola com objetividade e sem afobação. Poxa, eu sempre falo isso e parece que ninguém me dá atenção, pois dentro do campo ainda continuam errando nos principais fundamentos.
É a hora da superação. Vamos pescar os três pontos que precisamos para recuperarmos a liderança no campeonato. Temos que entrar com sangue nos zóios, fazendo com que a raça corinthiana mais uma vez faça a diferença.
Espero um bom jogo hj, com oportunidades para os dois lados! Temos q tomar cuidado com o Borges, q é oportunista!!!
ResponderExcluirMas estou sentindo que a dupla Alex/Wiliam vai fazer a diferença hj!!
O que me preocupa hoje é a ausência do Ralf. Borges é muito esperto e o Arouca é outro que pode desequilibrar. Vamos ver como o Tite preparou a marcação.Do meio campo para a frente é só calibrar os pés e não perder gols. Abraços.
ResponderExcluirDona Maria,ja estou no twitter,@antoniodib1.
ResponderExcluirMatador da fiel.
@antoniodib1 benvindo ao twitter. Já estou te perSEGUINDO. E se não parar de me chamar de dona você vai ser por mim abanDONAdo. Comente nos blogs que você está, também no twitter. Abraços.
ResponderExcluir