Portuguesa X Corinthians

Após uma crise de abstinência, em decorrência das férias dos jogadores, amainada parcialmente pelos jogos da Copinha, teremos neste domingo o Corinthians em dose dupla: às 17 horas, horário de Brasília, a estreia do Corinthians no Campeonato Paulista, atuando contra a Portuguesa no Canindé e às 21 horas, o Timãozinho disputando as quartas de final da Copa São Paulo de Júniors, com o Paraná, em Limeira.
Com a comissão técnica bastante modificada, sob o comando do técnico Mano Menezes, em sua 2ª passagem pelo Corinthians, o Timão estreia com a responsabilidade de manter o título, pois é o atual campeão paulista.
Após vencer o jogo treino com o RB Brasil por 2 a 0, com dois gols de Guerrero, o Corinthians deverá manter a mesma formação daquela partida, deixando no banco jogadores renomados e/ou que tinham vaga cativa no ano anterior. Cumprindo o que prometeu em sua apresentação, Mano já começou a mexer na equipe que terá como desafio recolocar o Corinthians no rumo das conquistas, após o melancólico segundo turno do campeonato nacional.
A Portuguesa, adversária da estreia, sofrendo um imbróglio judicial, após ser rebaixada no tapetão para a Série B do Campeonato Brasileiro, teve pouco tempo para se reestruturar e para treinar, pois perdeu jogadores importantes e os novos que chegaram não fizeram a pré temporada e alguns estarão impedidos de atuar, por cláusula contratual.
Ficha Técnica - Portuguesa x Corinthians
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP) 
Data: 19 de janeiro de 2014, domingo 
Horário: 17 horas (Brasília) 
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP) 
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)
Portuguesa: Gledson; Régis, Gustavo, Valdomiro e Bryan; Renan, Bruninho, Carlos Alberto e Wanderson; Leandro e Henrique; Técnico: Guto Ferreira
Corinthians: Walter; Edenílson, Gil, Paulo André e Uendel; Ralf e Guilherme; Romarinho, Rodriguinho e Danilo; Guerrero; Técnico: Mano Menezes
Além dos escalados, Mano Menezes relacionou, também, o goleiro Danilo Fernandes, os zagueiros Cléber e Felipe, os volantes Ibson e Jocinei, o meia Douglas e os atacantes Alexandre Pato e Émerson.
Mano não poderá contar com o goleiro Cássio, submetido a uma cirurgia na mão esquerda e afastado dos gramados por até um mês, nem com o volante Guilherme Andrade e o meio-campista Renato Augusto, ambos em preparação física especial para a temporada. Diego Macedo, lateral direito foi barrado por opção técnica do treinador.
Na Portuguesa, apenas quatro dos novos contratados poderão enfrentar o Corinthians, o lateral-direito Régis, vindo da Ponte Preta, o volante Diego Silva, emprestado pelo XV de Piracicaba, e os atacantes Leandro e Caio, cedidos, respectivamente, por Cianorte-PR e Palmeiras.
Com os treinamentos da sexta feira e de sábado fechados para a imprensa, supõe-se que a escalação do time poderá ser a mesma do jogo-treino contra o Grêmio-SP, realizado no meio da semana no Canindé, vencida por 1 a 0 pela Lusa, com um gol do estreante Leandro.
Um dos únicos remanescentes da última temporada, o zagueiro e capitão da equipe rubro-verde, Valdomiro, prevê uma estreia difícil e que o time só vai atingir o ápice pela quarta ou quinta rodada, pois não dá pra ser competitivo em tão pouco tempo.
No último treino, na manhã deste sábado, Mano Menezes, após um rachão com todos os atletas, realizou uma atividade específica de bolas paradas, na qual Alexandre Pato foi o destaque nas cobranças de falta. Com uma barreira móvel posicionada à frente da grande área, Pato, o volante Guilherme, o meia Douglas e o atacante Romarinho treinaram faltas e Paolo Guerrero cobrou pênaltis com os goleiros Walter, Júlio César e Danilo Fernandes revezando-se na meta.
Este foi o primeiro treino do ano ao sábado com a presença da imprensa. Nas semanas anteriores, os trabalhos foram fechados. Enquanto Tite, no treino anterior ao jogo, costumava insistir em correções de posicionamento e em treinar cruzamentos, entre outros fundamentos, Mano realizou esses trabalhos durante a semana, optando por uma atividade mais leve na véspera da partida.
Considerando a situação atual dos dois times que se enfrentarão no Canindé, a Portuguesa, abalada e desestruturada pela queda no tapetão, o que dificultou muito sua preparação, bem como a aquisição de novos reforços, e o Corinthians, que manteve sua base e fez a pré temporada com forte preparo físico e técnico, acredito numa vitória alvinegra. Os jogadores precisam mostrar serviço, pois, como o técnico declarou, ninguém tem a titularidade garantida, o técnico precisa cumprir seu objetivo de retomar as vitórias e os 4 a 0 do Brasileirão está engasgado na garganta de toda a Nação.
Portanto, não existe ocasião melhor para o Timão corrigir a rota e retomar sua caminhada de lutas, vitórias, conquistas e glórias.

Créditos e fontes de imagens e vídeos
globoesporte.globo.com
Rodrigo Faber/globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
Demetrius Larocca Lima/gazetaesportiva.net 
globoesporte.globo.com
Divulgação/Portuguesa
Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians/gazetaesportiva.net
corinthians.com.br
Rodrigo Faber/globoesporte.globo.com
corinthians.com.br/youtube.com
gazetaesportiva.net/MAON

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!