Superando as dificuldades e embalando

Em seu segundo e último compromisso no Flórida Cup, o Corinthians levou a melhor sobre o Shakhtar Donetsk da Ucrânia e venceu por 3 a 2, com gols de Danilo e Romero (2). Pelo time ucraniano marcaram Taison e Kovalenko. A defesa foi o ponto frágil do time adversário, que falhou nos três gols alvinegros. 
O time ucraniano, em meio de temporada e em melhor forma física, movimentou-se bastante, enquanto o Timão, em início de jornada, ressentiu-se da falta de ritmo. Mesmo assim, atuou com mais desenvoltura que no jogo de estreia, quando foi derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-MG.  Na etapa final o Corinthians cansou, desacelerou e tomou um sufoco dos ucranianos. Dentinho perdeu uma chance imperdível de empatar a partida. Será que é porque ele é corinthiano? 
O jogo, que era amistoso, teve momentos de muita tensão, com disputas fortes, empurrões entre os jogadores, pescoção, cartões e expulsão. 
Em relação ao jogo anterior, o time marcou melhor no campo de ataque e aproveitou as chances que teve, falhou no contra-ataque e linha de impedimento, possibilitando os gols adversários. Algo explicável pelos jogadores estarem em início de temporada e pela falta de entrosamento num time bastante modificado.  
Mesmo com as mudanças, sem muitos dos seus principais jogadores da 2015, o time manteve o padrão de jogo. Capitão contra o Shakhtar, Elias assumiu a responsabilidade após as saídas de Jadson e Renato Augusto, Cássio voltou ao gol, e Yago substituiu Gil na zaga. No ataque, Romero e Malcom se mostraram muito presentes na defesa quando o time não tinha a bola. Yago teve atuação segura graças ao padrão tático implementado por Tite e à proximidade entre as linhas de marcação da equipe. 
Gols
Angel Romero foi o destaque da partida, não apenas pelo gol marcado, mas pelo conjunto da obra. Danilo controlou a posse de bola no ataque, abriu o placar e deu assistência para o terceiro gol. Cássio, de início mostrou falta de ritmo e vacilou no primeiro gol do Shakhtar, marcado por Taison, mas no final do jogo fez várias defesas, garantindo a vitória corinthiana. Com a entrada de Cristian, iniciou a reação do Shakhtar. Rodriguinho e Lucca, também ficaram devendo. Fagner foi bem, impedindo as jogadas ucranianas pelo seu lado do campo, e Bruno Henrique, em relação ao 1º jogo, evoluiu na marcação e cobriu melhor os espaços. 
Mesmo com um time desfalcado, remendado e em plena reconstrução, Tite conseguiu manter o padrão tático. É inegável a evolução apresentada em relação ao jogo de estreia, embora ainda sejam necessário muitos ajustes e alguns reforços, principalmente no meio campo e no ataque. 
No sábado, às 17:00 horas (horário de Brasília), o Corinthians fecha a excursão no exterior com um amistoso contra o Fort Lauderdale Strikers, no Lockhart Stadium em Fort Lauderdale.
Melhores momentos
Ficha Técnica - Corinthians 3 X 2 Shakhtar Donetsk
Local: ESPN Wide World of Sports Complex, em Orlando (EUA)
Data: 20 de janeiro de 2016, quarta-feira
Horário: 21:45 horas (de Brasília)
Árbitro: Guido Gonzales Jr. (EUA)
Assistentes: Sean Hurd (EUA) e Matthew Miscannon (EUA)
Cartões amarelos: Fagner, Bruno Henrique, Elias e Cristian (Corinthians); Stepanenko, Srna e Kucher (Shakhtar Donetsk)
Cartão vermelho: Kucher (Shakhtar Donetsk)
Gols: Corinthians: Danilo, aos 12, e Romero, aos 35 e aos 43 minutos do primeiro tempo; Shakhtar Donetsk: Taison, aos 22 minutos do primeiro tempo; Kovalenko, aos 35 minutos do segundo tempo
Corinthians: Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel (Guilherme Arana); Bruno Henrique, Romero (Lucca), Elias, Rodriguinho (Cristian) e Malcom (Marlone); Danilo; Técnico: Tite
Shakhtar Donetsk: Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy e Ismaily; Stepanenko, Marlos (Zubkov), Dentinho, Taison e Wellington Nem (Kovalenko); Facundo Ferreyra (Gladkiy); Técnico: Mircea Lucescu

Créditos e fontes de imagens e vídeos
globoesporte.globo.com/Daniel Augusto Júnior-corinthians.com.br/MAON
twitter.com/@ESPNagora
Daniel Augusto Júnior-corinthians.com.br/MAON
youtube.com/globo.com
Daniel Augusto Júnior/corinthians.com.br
youtube.com/globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!