Entregando o ouro

Passada a raiva pela perda do 10º título da Copinha e já conseguindo analisar a partida com menos emoção, ficam as lições do jogo e do campeonato. Após uma campanha brilhante, com 100% de aproveitamento e algumas goleadas, o Timãozinho foi confiante para a disputa final. Tão confiante, que nem se lembrou que teria que vencer mais um jogo para garantir a taça. E já entrou em campo achando que a taça estava na mão. Em contrapartida, o Flamengo entrou em campo ciente que teria que vencer o jogo para conquistar o título.
Enquanto nossos garotos entraram se salto alto, os rubro negros entraram com a faca nos dentes e sangue nos olhos. Mesmo levando sufoco do adversário, o Timãozinho foi para o vestiário vencendo por 2 a 0. Após o intervalo, voltou sossegado, achando que o título já estava ganho, enquanto o Flamengo chegou pilhado. Parecia que nossos garotos tinham tomado dormonid com suco de maracujá. Voltaram dormindo, desatentos, desconcentrados e só acordaram para o jogo após tomarem dois gols. Mas, melhor postado em campo, o Flamengo não dava brecha enquanto os corinthianos, sem controle emocional, cometiam erros infantis, perdiam a bola com facilidade e não conseguiram fazer o resultado no tempo normal.
Na disputa de pênaltis, o Corinthians teve o jogo na mão. Bastaria Matheus Pereira converter sua penalidade, o que não ocorreu. Em dia de Pato, o garoto do empresário deu uma cavadinha e acabou cavando a derrota corinthiana. E ainda tivemos mais dois gols desperdiçados por Gabriel Vasconcelos e Claudinho. 
E assim, em pleno Pacaembu, com a torcida jogando junto, perdemos o deca campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas, não perdemos do Flamengo, perdemos para nós mesmo, o que foi reconhecido até pelo técnico Osmar Loss. Perdemos devido à desconcentração, à desatenção, imaturidade dos garotos, à soberba ao excesso de confiança e ao preciosismo. 
Não fomos derrotados por deficiência técnica nem tática. Fomos derrotados pela postura dos jogadores que entraram em campo de salto alto e não tiveram maturidade nem equilíbrio para reverter o resultado desfavorável. 
Perdido o título, não adianta chorar pelo leite derramado. O importante é aprender com os erros, é tirar as lições possíveis, é utilizar essa perda para a aprendizagem do time e dos garotos. Eles são jovens, estão em formação e ainda têm muito que aprender, têm muito para evoluir. Não se trata de minimizar os erros, mas sim de utilizá-los em benefício do próprio grupo. Não vamos buscar vilões nem crucificar ninguém, mas não podemos passar a mão na cabeça. Para existir aprendizagem, os que erraram têm que assumir seus erros para poder corrigi-los. Os erros foram mais de postura do que táticos ou técnicos. Entraram de salto alto, alguns foram desatentos, soberbos e displicentes. Futebol é um esporte coletivo, mas as qualidades e os erros individuais interferem no conjunto. Nossos garotos ainda não são craques, mas também não são uns perebas. Muitos têm qualidade e suas carreiras futuras não podem ser jogadas no lixo devido aos erros de um único jogo. 
Que as comissões técnicas, do sub 20 e do time principal, tenham discernimento e competência para reconduzir o processo educativo que se faz necessário neste momento. 

Créditos e fontes de imagens e vídeos 
globoesporte.globo.com/facebook.com-Walter Falceta DEMOCRACIA CORINTHIANA/MAON
esporte.uol.com.br 
corinthians.com.br/MAON 

Comentários

  1. Amigos blogueiros e Corintianos de coração, precisamos impedir isso :
    estão desprezando o patrocínio da Caixa e amarrando o clube com o Bradesco em traca de mixaria.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2016/01/corinthians-negocia-naming-rights-com-banco-e-incluira-o-fiel-torcedor.html
    Vejam essa matéria !!!!
    Que Negocio Estranho !!!
    trocar o patrocinio da Caixa de de R$ 30 mi ano, por um naming Rigths de R$ 20 mi ano ainda com os ganhos absurdos da OMNI de 50% do fiel Torcedor (eta contrato estranho esse também).
    Nação Corintiana estamos prestes a tomar um golpe que vai perdurar por 20 anos.
    Se isso acontecer todos os envolvidos deverão responder criminalmente. Só o fiel torcedor bem trabalhado e não dando 50 % para uma financeira dá mais que isso por ano!!!
    Por favor vamos discutir e pedir transparência nesse negocio estranho.
    Nosso sócio torcedor fica metade nas mão da OMNI. Não podemos se roubados novamente !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!